quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Série Aventura e Sobrevivência: Parte 1 Camuflagem e Reconhecimento


“Ou você tem uma estratégia, ou faz parte da estratégia de alguém”  
-Alvin Toffler


Camuflagem e reconhecimento de local.


Primeira Parte da Série em 3 capítulos que serão postados semanalmente.

Reconhecimento prévio de local.

Em novembro de 2003, o casal Liana Friedenbach e Felipe Caffé foi assassinado depois de cerca de 4 dias de tortura. Os dois estavam acampando em um sitio abandonado em Embu-Guaçu, Cidade na região metropolitana de São Paulo, porém foram surpreendidos por Paulo César da Silva Marques, o "Pernambuco", Roberto Aparecido Alves Cardoso, menor infrator conhecido como "Champinha", Antônio Caetano, Antônio Matias e Agnaldo Pires, o desfecho dessa história conhecemos bem.
Já em setembro de 2012, seis rapazes foram passar o dia numa cachoeira no município de Mesquita no Rio de janeiro e lá chegando, foram surpreendidos por traficantes, torturados e mortos. Os corpos foram encontrados na beira da estrada, enrolados em lençóis com marcas de tiro e espancamento.

Novamente no rio de janeiro, no Mês de agosto de 2013, uma onda de assaltos colocou em risco diversas pessoas que faziam as trilhas da Pedra da Gávea e da Pedra Bonita. Um grupo fora assaltado por homens encapuzados que saiam do meio da mata, outro foi assaltado por dois homens que nem mesmo cobriam os rostos. Cerca de 40 pessoas foram roubadas em menos de dois dias.
Como se Prevenir de uma situação dessas? Algumas vezes, ao tomar certas atitudes básicas uma situação dessas é evitada, adotar uma camuflagem simples e fazer um levantamento do local a ser explorado são medidas importantes a serem tomadas e na verdade são bastante fáceis e podem salvar a sua vida.

Trilha na favela da formiga

Preparação inicial.
Ao se preparar para a aventura, é recomendado avisar para pessoas próximas para onde se está indo e em quanto tempo pretende voltar. Essa é a prevenção mínima, pois se passar um ou dois dias do previsto, vão saber onde te procurar. Evite também ir sozinho, pois a vantagem é de quem está em
maior número, teoricamente)



Escolha o Local com cuidado, é recomendado até procurar a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros mais próximos do local onde se vai, para saber se o local é bem frequentado, sinalizado, ou até mesmo se há risco de assaltos.
Zonas próximas a periferias e comunidades carentes devem ser evitadas, pois podem ser usadas por traficantes e bandidos para esconder corpos, ou mesmo cometerem chacinas,  por serem locais onde não se costuma haver rondas policiais tão frequentes. Frequentar uma mata próxima a esses locais, pode trazer graves riscos a sua vida e muito estresse a sua família e amigos.
Fique atento sobre áreas de preservação, muito presentes na mata atlântica, pois mesmo com a fiscalização, é possível se deparar facilmente com extratores ilegais de palmito, madeireiros irregulares, traficantes, garimpeiros e caçadores.

Acampamento ilegal de extratores de palmito


Todos sabemos o risco de encontrar uma dessas pessoas e o que pode nos causar. Uma dica de fácil utilização para se prevenir desse tipo de coisa é investigar a área via “Google Maps” ou “Google Earth”, pois através desses instrumentos, é possível ter visão aérea do local, embora entrar em contato com a Polícia mais próxima da região seja imprescindível.

Pista de pouso ilegal

Camuflagem

A arte de se camuflar, vai muito além de usar um uniforme camuflado com padrões (Tanto que a Lei 6.880 de 1980 no artigo 76, parágrafo único estipula: “Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito.”). Camuflagem é por definição, o conjunto de técnicas e métodos para ser indistinto do meio onde se encontra.

Barraca apropriada para mata
Barraca inapropriada
É necessário que você saiba escolher bem as cores de tudo que será levado no campo. Desde as roupas aos equipamentos, sendo que deve-se levar em consideração o terreno onde irá ficar. A cor da barraca é muito importante para o acampamento, por exemplo. É muito destacável cores como laranja, ou amarelo em um ambiente de mata, assim como uma barraca verde é de destaque em um ambiente como um terreno arenoso como uma praia ou a caatinga. Roupas com cores que fogem da cor do ambiente como vermelho, laranja, amarelo devem ser evitadas, por tornarem-se alvos fáceis e destacados.


Deve-se aproveitar de folhas, galhos, terra e barro para se mesclar no ambiente, e caso seja necessário, usá-los junto ao corpo como vestimenta ou auxílio. Tente se lembrar dos animais que se camuflam escondendo se em locais de cores semelhantes a eles, e tente aproveitar a cor das árvores, folhas secas, e terra para escolher suas roupas e equipamentos.

Exemplo de não-equivalência entre camuflagem e terreno
Qualquer brilho ou reflexo pode te identificar facilmente, então disfarce ou retire qualquer relógio, corrente, ou pulseira de metal, plástico brilhante, etc. Disfarce tudo que puder com lama, até mesmo seu rosto. Tome cuidado para não exagerar, pois ao mesmo tempo que um rosto limpo chama atenção, o mesmo rosto cheio de lama, chama tanta atenção quanto. Disfarce a sua  silhueta com folhas ou galhos, para que não seja visível à distância, pois o formato do corpo é muito evidente, disfarçando-a com esses materiais você se torna menos visível  em meio a mata.

Pegada humana


Rastreamento e Fuga
Em áreas de risco, evite acender fogueiras, pois elas chamam atenção pela iluminação e pela fumaça. Se o fizer, acenda a fogueira aos pés de uma árvore, pois a fumaça sobe acompanhando o tronco e assemelha-se à névoas nas copas das árvores ao redor. Evite cozinhar, pois o cheiro da comida pode facilmente te localizar, sendo que o mesmo pode chegar a 1,5km de distância. Caso precise apagar, não utilize água, pois produz muita fumaça, faça-o por abafamento, utilizando terra, areia ou o meio que tiver disponível, como bater com galhos de folhas verdes.

Guerreiros de selva camuflados na mata

Evite deixar rastros, como restos de comida, ou lixo. Recomenda-se por preservação da natureza que todo lixo seja recolhido e descartado em local apropriado, porém se for necessário, pode-se enterrar o lixo orgânico em momento de emergência em que precise abandonar o local rapidamente. Observe também Galhos quebrados, pegadas, folhas amassadas no chão, que podem facilmente te localizar e indicar o caminho da sua rota de fuga. Pode-se utilizar dessa dica para saber se o local onde montará seu acampamento fora ocupado anteriormente. Tente deixar o mínimo de pistas possíveis da sua localização, isso pode salvar a sua vida e de seus companheiros, sendo que, uma das regras mais importantes do Corpo de Fuzileiros Navais em campo diz que ninguém deve ser deixado para trás.

Traga sempre consigo um binóculo, que te possibilitará visualizar se há alguém te perseguindo ou rastreando, Tenha sempre em mente que o perseguidor pode ter os mesmos conhecimentos de rastreamento, ou até anos de prática! Localizá-lo com um binóculo pode te oferecer uma grande vantagem, pois enquanto você faz uma fuga e elimina os rastros, você saberá onde o risco se encontra e poderá ter uma escape mais eficaz.

Um ótimo método de se manter indetectável é diminuindo sua massa visível, utilizando, além das técnicas de camuflagem, é a técnica de rastejo, que é utilizada em qualquer força armada. Você pode rastejar lentamente, e fazendo o mínimo de barulho possível fazendo um semicírculo em volta do seu perseguidor, saindo por trás do mesmo, para que assim possa escapar em segurança ou emboscá-lo, o que não é nem um pouco recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário