terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tutorial: Como Utilizar uma bússola

 Como Utilizar uma bússola

Na verdade, não há muitos segredos em como utilizar uma bússola. O primeiro passo é segurar a bússola na posição horizontal, pois se ela estiver inclinada, sofrerá influencias gravitacionais.
Recomenda-se que a argola esteja encaixada no polegar do operador, fazendo com que a mão do mesmo apoie a bússola.
O principal “segredo” da bússola é saber trabalhar com o magnetismo sem ter interferências externas. Temos então que estar afastados de qualquer aparelho ou objeto que transmita ou trabalhe com ondas eletromagnéticas, ou ferramentas de metal. Recomendo que siga as seguintes distâncias: Afaste-se no mínimo 60 metros de linhas de alta tenção; 10 metros de linhas telefônicas ou aparelhos celulares, carros e até mesmo cercas de arame farpado; e mantenha no mínimo a distancia de 1,5~2 metros de ferramentas como machados e facões.


                                                       Bússola Portátil Estilo Militar


Azimute:
Azimute é uma medida de abertura angular cujo valor em graus perfaz horizontalmente um circulo que vai do norte geográfico até a intersecção do brilho de uma estrela, refletido na superfície mar, com o horizonte marítimo. Originalmente, representa uma direção definida em função de sua separação angular a um ponto de origem, o Norte astronômico. Ou Seja, É o ângulo formado entre a direção Norte e a direção considerada. O Azimute varia de 0º a 360º.
Segurando a bússola na horizontal, registre o azimute desejado no ANEL GRADUADO, coicidindo o valor em graus com a MARCAÇÃO que tem ao pé da SETA DE DIREÇÃO (ex: na bússola da foto está registrado 360º). Girar o seu corpo até que a parte vermelha da AGULHA MAGNÉTICA fique alinhada novamente com a SETA-GUIA. Aí, é só caminhar na direção indicada pela SETA DE DIREÇÃO.

Referencias Bibliográficas:
 Máximo, Antônio; Alvarenga, Beatriz - Física, ensino médio - Editora Scipione - São Paulo, SP
Gaspar, Alberto - Física, Eletromagnetismo, Física Moderna - Volume 3 - Editora Ática



2 comentários:

  1. TÁ BRINCANDO. ESSE TUTORIAL DE COMO UTILIZAR UMA BÚSSOLA DEVE SER PARA UM IMORTAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Tem que ser mais objetivo e menos literário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, esse espaço é justamente para que as pessoas expressem suas opiniões ou sugestões. Obrigado por comentar.

      Excluir