sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Construção de Abrigos


Segundo o manual de campo 21-76-1 do Exército Norte-Americano, a sobrevivência é uma decisão, é uma simples questão de opção. Numa situação extrema, é você que escolhe se vai sobreviver ou não. Seguir uma série de fatores vai definir se você vai sair vivo ou não de uma situação extrema, como encontrar água, comida, fazer fogo e construir um bom abrigo.



O Abrigo deve ser considerado por vários motivos: proteger-se da chuva ou do frio; esconder-se de animais que podem ser perigosos; mas também, há uma âncora psicológica no abrigo, pois ele vai te oferecer conforto, vai ser o local onde você vai se acalmar e pensar, o abrigo será o seu ponto onde poderá esfriar a cabeça.

Dependendo de onde você se encontra, há centenas de modos de se construir um abrigo. Baseado no manual de sobrevivência do Centro de Instrução de Guerra na Selva, do Manual do Exército Canadense e outras fontes, mostrarei alguns modos de se abrigar.

O Local

Deve-se escolher muito bem o local para um abrigo. O ideal seria um local plano e elevado, que te protegeria de animais selvagens ou possíveis inundações, um lugar com isolamento natural do vento também pode ser excelente. Ter água por perto pode parecer muito bom, porém não esqueça que é lá que se acumulam mosquitos e insetos, e dependendo da região, pode haver sapos, jacarés e quem sabe uma onça pode resolver matar a sede no meio da noite...

Estrutura e materiais

A parte mais importante do seu abrigo é a viga de sustentação, embora nem todos possuam uma, ou outros possuem mais de uma. Se a viga não for muito bem firmada ao solo ou onde quer que seja, o abrigo todo desabará sobre você.
Deve-se planejar totalmente a construção do abrigo antes de inicia-la, recomenda-se que faça um desenho na areia ou terra, para ter uma ideia do que vai fazer. À partir desse ponto, reunir todo material necessário para a construção: cipós, madeiras, palhas, folhas de palmeira, coqueiro, e tudo que tiver disponível. Pode ser muito útil utilizar um ou dois ponchos para cobertura do abrigo, lonas plásticos e tudo que for encontrado poderá te ajudar para proteção. Uma boa faca ou terçado é extremamente recomendado para esse momento.

Exemplos de abrigos
Tente posicioná-lo com a parte traseira contra o vento, o máximo possível, senão seu abrigo pode sair voando. A construção é simples, crava se duas vigas verticais prende-se entre elas, duas horizontais, com auxílio de cipó ou corda para sustentarem vigas diagonais. A cobertura pode ser feita com poncho, lona, palha, ou folhas.





O mesmo abrigo pode ser construído de diversas formas, vemos na figura abaixo, uma variação, sendo que esta pode utilizar de uma árvore como viga principal. Note no detalhe como são feitos os nós, ou como são utilizados outros artifícios para a armação da estrutura.





Utilizando-se de galhos de madeira, podemos construir também um abrigo que nos lembra as cabanas dos índios americanos, veja os exemplos:




                                          

Há também abrigos mais sofisticados, que levam mais tempo para ser construídos, e são ocupados por mais de uma pessoa, ou até um pequeno grupo, usando árvores caídas, troncos e galhos, a estrutura pode ser obtida formando uma cabine desse modo:




Porém para situações mais emergenciais, podemos utilizar de abrigos mais simples, porém tão eficazes quanto esses que são mais elaborados.





Segundo, ainda, o Manual de Guerreiro da Selva, deve se considerar:
É necessário construir um abrigo para a fogueira, para a lenha, para alimentos, etc, pois as chuvas são fortes e quase sempre inesperadas. O fogo não deve ser aceso debaixo do abrigo por motivos óbvios e, ainda, porque o calor atrai serpentes e outros animais perigosos.
É imprescindível que todos os detritos sejam enterrados numa fossa, o que evita companhias indesejáveis (roedores, serpentes, formigas, etc). Essa observação inclui a utilização de latrinas.

Não devem ser dados nós em cipós (exceções: de porco ou de barqueiro), suas pontas devem ser enroladas nas voltas dadas nas vigas.


Fonte:

Manual do Guerreiro de Selva - Exército Brasileiro
Never Say Die - Candian Army Survival Manual

Nenhum comentário:

Postar um comentário