segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Every Day Carry, Kits cotidianos


O conceito de Every Day Carry (do inglês: que se leva todos os dias), ou EDC, é de um kit ou material carregado junto ao corpo, no carro, ou em casa que lhe sirva em determinada situação. Um kit com um pequeno canivete, um isqueiro e um pedaço de paracord pode ser um kit utilizado por alguém na cidade grande; um terçado de 18 polegadas pode ser o EDC de um campeiro, ou um fazendeiro. O conceito é muito abrangente, o que define uma faca ou um kit como um EDC é o seu uso e não tamanho ou modelo, como muito pode se discutir. Falaremos aqui sobre itens que podem ser utilizados na montagem de um kit cotidiano eficiente.



Tamanho do kit
Dependendo da localização do indivíduo, não é muito recomendado que seu Kit do dia-a-dia seja um facão e uma lanterna grande. Para a maioria das pessoas, um kit ideal deve ter o tamanho aproximado de uma carteira e muitas das vezes possui apenas um canivete, uma pederneira ou isqueiro e uma lanterna pequena.


Pode ser feito Também um kit um pouco maior, utilizando lâminas de até 15cm para serem levados em mochilas, podendo até ser kits mais elaborados, sendo que algumas pessoas optam até mesmo por levarem seus equipamentos dentro de uma mochila a prova d’água, ou manter o kit dentro de um saco estanque na mochila.



O que levar?
Provavelmente esse é o quesito mais relativo desse artigo, diria até mais do que a discussão sobre o que vem a ser o EDC. E antes de responder a essa questão, deve-se analisar o motivo de se fazer um Kit de sobrevivência básica. O que você precisará no seu dia se uma emergência acontecer?



Se você é um ciclista, provavelmente seu EDC terá remendos de câmara, ferramentas de troca de pneu de bicicleta, cola para borracha entre outros itens. Se você é motorista, seu kit deve ter ferramentas para o veículo, um pequeno galão de gasolina para emergência, e água.



Cada kit depende da necessidade da pessoa. Algumas vezes no seu dia, você irá pensar “Ah, se eu estivesse com Tal Ferramenta, isso seria diferente!”, e pensando assim, você montará o seu kit particular.



Legislação sobre o porte de Lâminas em seu EDC
Não é crime portar uma lâmina no Brasil, De acordo com o que estabelece o Código Penal Brasileiro, crime é fato típico e anti-jurídico. Ou seja, deve ser uma conduta que se encaixe perfeitamente em uma prévia descrição legal e que, ao mesmo tempo, seja contrária ao direito.
Ressalvando-se as espadas e espadins militares, que por força de legislação específica são de uso exclusivo das Forças Armadas, não há norma que tipifique a conduta de se portar lâminas em nosso ordenamento jurídico. Pode-se afirmar, deste modo, que o porte de lâminas não constitui crime em nosso país.
Se um dado cidadão é pego pela polícia portando uma faca, Caso este cidadão não ofereça risco algum a si mesmo ou aos demais, ele não incorre em nenhuma conduta criminosa, de modo que prendê-lo ou mesmo encaminhá-lo à autoridade policial apenas por este motivo configuraria um ato flagrante de abuso de autoridade.


Entender de modo diferente significaria criar situações esdrúxulas e juridicamente insustentáveis. Imagine-se, a título de exemplo, uma senhora que fosse parada em uma barreira policial logo após comprar um faqueiro em um supermercado. Alguém teria coragem para acusá-la de transportar um arsenal em sua sacola? 

Todavia, encontrando-se o referido cidadão em uma situação que possa oferecer risco – ainda que potencial – a si mesmo ou aos demais (como no caso de locais com grande aglomeração de pessoas), deve o policial apreender a lâmina (ou outro objeto semelhante) e encaminhá-la à autoridade policial. Resta ao cidadão, neste caso, solicitar ao policial a lavratura do Auto de Apreensão, para que o mesmo possa, posteriormente, reaver a sua lâmina.


Fonte:
http://www.ambitojuridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13002

Nenhum comentário:

Postar um comentário