quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Introdução ao Bushcraft


A tradução mais correta ( e ao pé da letra) para Bushcraft é artes mateiras. A partir desse termo tem-se a ideia errada de se chegar num local, montar sua barraca, acender fogo com sua pederneira, e cozinhar os peixes que você pegou com o kit de pesca da sua “faca do Rambo”. Se essa é sua imagem de bushcraft, esqueça essa sobrevivência moderna e seja bem vindo à sobrevivência primitiva.






Bushcraft é a arte de aprender a sobrevivência com recursos escassos, imitando uma situação onde você precise realmente sobreviver e não esteja com o seus equipamentos mais avançados. Algo como uma preparação para um momento como um acidente de carro em meio a mata, um pouso de emergência, um naufrágio próximo a costa, ou até uma hecatombe urbana, sendo que para esta, você teria mais recursos fugindo um pouco do conceito também de arte do mato.


Muitas vezes esse será o cenário se você se perder

Uma verdadeira aventura de bushcraft, você precisaria encontrar um local seguro, alimentos, construir seu abrigo, fazer suas próprias facas com pedras, fazer suas ferramentas de caça. Embora soe um tanto radical demais, a menos que você ande sempre com sua faca , pederneira e paracord, se acontecesse um acidente agora e você fosse o único sobrevivente na área, seria necessário se virar sem equipamento algum!





O aprendizado do mato é árduo e longo, ninguém vira um Bushcrafter da noite para o dia, ou vendo vídeos no youtube. É necessário praticar diversas vezes, estudar botânica para conhecer quais plantas serão uteis para você, ou até mesmo qual pode ser perigosa. O praticante precisa aprimorar cada vez mais técnicas de caça, pesca, montagem de abrigo, camuflagem (no caso seja necessário se esconder de animais, ou para proteção), de como fazer fogo, entre outros recursos básicos que é necessário aprimorar, como orientação, controle de recursos e auto-controle.

Você sabe reconhecer essa planta? Ela é venenosa ou é uma fonte de alimentação?




E claro, para se iniciar nessa área, nada melhor que começar fazendo as coisas de um modo mais fácil, indo para o mato equipado, com sua faca, sua pederneira, sua bússola, GPS, facão, manta ou barraca térmica, cantil, etc. Pois se você for sem eles, não há garantias que você voltará, ao menos com saúde (física ou mental)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário