quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pedra da Mina



Segundo a Wikipédia, A Pedra da Mina ou Pico Pedra da Mina é oficialmente a quarta montanha mais alta do Brasil e está situada na Serra da Mantiqueira, na divisa do estado de São Paulo com o estado de Minas Gerais. Com 2.798,39 m de altitude (medição revista por satélite/GPS pelo IBGE ), é o ponto culminante da Serra da Mantiqueira e do estado de São Paulo, e a terceira montanha mais alta do estado de Minas Gerais. 

A primeira expedição que obteve sucesso foi em 1955, quando através de um barômetro apontou-se a sua altitude com 2.718 metros por um grupo de 8 pessoas que teve acesso a partir do bairro Paiolinho, na cidade de Passa quatro (MG). Até a década de 1990 a Pedra da Mina permaneceu praticamente intocada devido a dificuldade que se tinha de atingir suas regiões mais elevadas. Porém no ano 2000 foi corrigida essa medida, apontando 2.789 m de altitude. O IBGE hoje reconhece a Pedra da Mina como a quarta montanha mais alta do Brasil (após os picos da Neblina, 31 de Março, Bandeira e Calçado) e como o ponto mais alto do estado de São Paulo.



A trilha

O acesso à pedra pode ser feito em duas opções: Pela trilha do Paiolinho ou fazendo a Travessia da Serra fina. A Primeira opção é a mais curta e rápida, por isso é a mais utilizada por quem quer chegar ao topo da nossa aventura em menos tempo, a trilha é bem demarcada e a subida demora em torno de 6 horas de percurso. Já pela Serra fina, o acesso é mais dificultoso e é recomendado para pessoas mais experientes, ou mesmo com auxilio de um guia, sendo que a trilha completa (ida e volta) demora cerca de 2 dias.



Aos 1566 metros de altitude, que sinalizam o início da trilha, há uma placa com informações sobre o local. A trilha se inicia bem demarcada até a primeira porteira, onde a partir daí começa a ficar mais fechada, com a vegetação mais densa e a partir da segunda porteira, a mata é fechada e te recepciona ao primeiro riacho que embora pequeno, apresenta água bastante clara e limpa, e a trilha novamente se mostra demarcada até a apresentação do segundo riacho, maior do que o primeiro, mas que não perde em beleza e qualidade.



Seguindo deste ponto, encontra-se uma leve subida até a chegada à primeira clareira, onde se encontra a panela vermelha e um caminho a direita onde começa o caminho pela mata, que vai se tornando menos densa dando lugar a terra e pedras, cerca de 1750, 1800 metros de altitude.



Logo, a aproximadamente 200~250 metros a frente há uma nova clareira para acampamento de cerca de 4 barracas, o último ponto da trilha que tem água. Esse local é um ponto de preparo para o pior trecho da trilha, a chamada subida do Deus-me-livre!

A subida do Deus-me-livre tem cerca de 400 metros e é intensamente íngreme, e ao seu final há uma pequena clareira, uma recompensa em forma de descanso. Logo após inicia-se a subida de mais três morros, sendo os dois primeiros com alturas muito parecidas e o último mais alto, e em seu início há uma espécie de bambuzal, a única sombra acima de 2000 metros de altitude, pois não há mais árvores por lá.
Nesse ponto, têm-se a primeira visão da pedra da mina. Então descendo a esquerda da trilha, encontra-se o ultimo acampamento, onde começam a aparecer os totens de pedras e pode ser avistado também o vale mais elevado do Brasil, o Vale do Ruah, com altitude de aproximadamente 2500 metros.






Passando o acampamento, começa a subida ao cume, sendo o lado esquerdo, o menos íngreme. A subida, demora cerca de 1 hora, mas tem como recompensa estar no topo da 4º montanha mais alta do Brasil, ver todo o Vale do Paraíba e o Sul de Minas Gerais, e claro, ter o prazer de assinar o livro de cume.







A Descida não tem muitos segredos, porém é tão árdua quanto a subida. O percurso completo, dura cerca de 5 horas. Em mais ou menos 1 hora e meia chega-se a Descida do Deus-me-livre, e depois inicia-se uma descida menos acentuada, porém não menos escorregadia, passando novamente pelas clareiras, pela panela vermelha, pelos riachos, até a fazenda Serra fina, onde é a entrada da Trilha.







A trilha da Pedra da Mina é indicada para pessoas experientes, ou no mínimo acompanhado de quem tenha experiencia, Após os 2000 metros a dificuldade aumenta um pouco. A melhor época do ano para subir a Pedra da Mina é o inverno. Evite o ir durante o verão, pois o tempo pode mudar rapidamente e a incidência de raios é grande. Existem poucos pontos de água na trilha sendo que o último fica aproximadamente na metade do caminho, portanto planeje bem e leve uma quantidade de água suficiente. No inverno, temperaturas de -10ºC não são incomuns. Leve um bom equipamento e roupas quentes. Um bom conhecimento de navegação é imprescindível. Tenha um mapa e bússola e se possível leve um GPS. Se não houver lugar disponível no cume, existe um bom lugar para acampar na base da Pedra da Mina. Fique atento ao lugar onde montar a barraca para não acabar no meio de um lago em caso de chuva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário