sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Alarmes Armadilhas e Rastreamento


 Da Série Aventura e Segurança

Parte 2


Alarmes Armadilhas e Rastreamento

A maior preocupação dos campistas e aventureiros é ter a sua paz interrompida inesperadamente por alguém mal-intencionado, então, seguindo as dicas anteriores de camuflagem e reconhecimento de local, para prevenir-se totalmente, adota-se também alguns sistemas simples de alarmes, armadilhas e rastreamento de possíveis invasores.




É recomendado que evite qualquer tipo de conflito com qualquer que seja o invasor. Ao ser disparado um alarme, ou ao “pegar” Alguém numa Armadilha, relate imediatamente às autoridades locais mais próximas, ou peça para alguém fazê-lo.



Alarmes

Um alarme num acampamento, camping, ou aventura, tem um objetivo maior do que apenas alertar que alguém entrou em seu território, ele também serve para demarcar que aquele é o seu território e que “visitantes” não são bem-vindos, uma vez disparado, o alarme alertará de que você não está ali indefeso, irá afugentar qualquer que seja o invasor, seja uma pessoa ou um animal.



Um exemplo prático constitui no fio de disparo que era muito utilizado no Vietnã, Consiste de um barbante forte, melhor seria um fio de náilon, cercando em toda a volta do acampamento, (com árvores em volta é melhor ainda) estendido a uns 20 cm de altura do chão. Utilize estacas finas para manter o fio na altura desejada. Camufle bem o fio com folhas e galhos finos em todo redor do acampamento. Este fio deve ser atado numa vara, onde se colocará várias latas com pedras soltas dentro. Ao menor contato com o fio, o alarme disparará, alertando todo o acampamento. Isto assustará intrusos, e até animais, que espantados e sem saber o que fazer, se evadirão do local.


Partindo desse princípio, é possível obter vários modos de alarme, adaptando para serem disparados fogos de artificio, por exemplo.


Armadilhas

Além dos alarmes, também pode ser útil vir a fazer armadilhas, para protegerem seu local, Sendo essas, não-letais, em qualquer que seja o caso. Lembre-se que o seu “invasor” é um ser humano, e caso a sua armadilha seja letal, você pode responder pelo crime de homicídio doloso. Outro Fato que deve-se ressaltar é que é possível que outras pessoas, crianças, animais ou até mesmo você sejam pegos pela armadilha.
Após passar pelo alarme, se o sujeito persistir em adentrar seu acampamento, ele cairá em uma das suas armadilhas. É Possível fazer Buracos e tampá-los com folhas, numa profundidade razoável para que a pessoa não consiga sair.




Armadilhas de laço são as mais comuns para esses casos, pois podem ser facilmente camufladas no ambiente e podem ser confeccionadas em qualquer tamanho. Escolha uma que mais se adapte com o objetivo do momento, e o motivo pelo qual está sendo armada. Você pode ver nossa matéria completa sobrearmadilhas aqui.





Rastreamento


É muito importante saber quem esteve em um local antes de você, ou quem frequenta os arredores. Partindo desse princípio você também explora e rastreia a fauna da região.




Repare nos detalhes que o cercam: a marca de uma fogueira, as marcas de barracas no solo podem indicar o local onde os indivíduos se instalaram. Pegadas, marcas, galhos quebrados, folhas amassadas, indicam de onde vieram e pra onde foram, observando-se com atenção sabe se também quantas pessoas eram, se você conseguir distinguir os tamanhos das pegadas e tipos de calçado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário