segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Tutorial: Como fazer Fogo


Numa aventura ou situação de sobrevivência,a parte mais empolgante, e na minha opinião mais importante é acender o fogo. Hoje em dia, contamos com diversas opções para isso, fósforos à prova d'água, isqueiros, pederneiras entre outras coisas. Mas há quem opta por modos mais rústicos ou artesanais para tal, como nós do bushcraft. Citarei nesse texto alguns modos de fazer fogo numa situação em que temos poucos recursos, além dos naturais. 



Para não usar essas técnicas, utilize uma de nossas pederneiras!



Fazer Fogo com água

O método consiste em improvisar uma “lupa” na intenção de concentrar os raios de sol num ponto em que será feito o fogo. Para Tal, você apenas necessita de um saco plástico transparente com água, essa será sua lupa. Dependendo do tamanho da “lupa”, cerca de um metro do seu alvo será suficiente para o acendimento do fogo. Esse método é proporcionalmente eficaz à intensidade da luz do Sol.

Utilizando Latas

Com uma lata você apenas precisa polir as bordas, podendo utilizar até mesmo areia para isso. Outros elementos podem ser utilizados para o polimento, como pasta de dente, pedras finas, lixas, ou qualquer material abrasivo que esteja em seu arsenal. Apontando a lata contra o sol, você deve posicionar um graveto ou tocha onde os raios refletidos convergem, tendo o mesmo efeito que a lupa, sendo que quanto mais forte o sol melhor será seu resultado.

Atrito em uma placa de madeira
Uma das mais chatas e conhecidas técnicas de fazer fogo, consiste em utilizar uma peça de madeira macia com cerca de 45 cm de comprimento e 5 cm de largura que servirá como placa de atrito. Um galho rachado ao meio, ou algo que o valha, salgueiros e álamos fornecem boa madeira para isso e é fácil encontrá-los perto de rios e lagos. Você precisará escavar uma ranhura de 2,5 cm de largura e de 15 a 20 cm de comprimento no centro da placa, a cerca de 5 cm de qualquer das duas pontas. Use uma faca ou uma pedra afiada.
Com a placa no chão utilize um graveto sólido e com uma das extremidades pontiagudas inserido na ranhura, friccionando-o para frente e para trás, formando um pouco de serragem. Após uma pequena quantidade de serragem, eleve a placa, apoiando-a numa pedra, ou até mesmo no joelho. serragem se concentrará na ponta mais baixa da ranhura. Comece então a esfregar a ranhura o mais rápido possível com o graveto, exercendo pressão forte, até que a serragem se inflame, então assopre-a lentamente até conseguir uma chama que você possa usar para iniciar uma fogueira.


Fazer Fogo com auxilio de arco.
Encontre uma pedra que você consiga segurar com uma mão, uma vara de madeira ou graveto, uma placa, como no descrita no método anterior e um arco, de madeira preferencialmente verde, pois é mais flexível.
Com auxílio de uma pedra ou canivete, faça uma depressão como um pequeno furo que não chegue a varar a placa de madeira. Posicione-a no chão e coloque um pouco de mato seco ou serragem sobre o “orifício”, posicione o arco em torno da vara apoiada na depressão. Coloque a pedra sobre a vara apenas para dar apoio e faça movimentos repetitivos do arco, fazendo que a vara gire e crie um pó preto e quente, que acionará o fogo no mato seco ou serragem colocados sobre o orifício.



Nenhum comentário:

Postar um comentário