terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tutorial: Como Guiar-se Pelo Cruzeiro Do Sul

Sobre o Cruzeiro do sul



Crux, conhecida como o Cruzeiro do Sul, é uma constelação do hemisfério celestial sul. É a menor de todas 88 constelações.
Esta constelação fica próxima do Polo Sul Celeste. As constelações vizinhas são Centaurus, a norte, leste e oeste, e Musca, ao Sul que também servem para orientação.
Além das suas estrelas principais existem vários objetos de interesse astronômico, como um notável aglomerado estelar, a Caixa de Joias, e uma nebulosa escura, a Nebulosa do Saco de Carvão.
Na falta de uma estrela polar brilhante, no hemisfério celestial austral, o eixo maior formado pelas estrelas Gacrux e Acrux indica o polo sul celeste.


  • α Cru: Acrux (Estrela de Magalhães), de magnitude 0,76 e classe espectral B1.
  • β Cru: Mimosa, magnitude variável e também classe espectral B1.
  • γ Cru: Gacrux (Rubídea), magnitude 1,61 e classe espectral M4.
  • δ Cru: Pálida, magnitude 3,08 e classe espectral B3.
  • ε Cru: Intrometida, magnitude 3,59 e classe espectral K2.


Posicionada ao lado do Verdadeiro Cruzeiro do Sul localiza-se a Falsa Cruz, que é uma falsa constelação que se localiza nas constelações Quilha e Vela.
A Falsa Cruz é um pouco maior que o Cruzeiro do Sul, mas é menos brilhante, e embaixo do braço esquerdo da Falsa Cruz tem uma estrela intrometida chamada Eta carinae, e no Cruzeiro do Sul a estrela intrometida (ε Crucis) fica embaixo do seu braço direito.


Localização Pelo Cruzeiro do Sul



Após utilizar os dados acima para localizar a constelação, meça como preferir a distância entre a Estrela de Magalhães (Acrux) e a Rubídea (Gacrux), e prolongue essa distancia 4 vezes e meia, e a partir do ponto alcançado com essa medição, trace uma linha imaginária perpendicular ao solo, essa linha, localizará o Ponto cardeal Sul. Logo, à retaguarda estará o ponto Cardeal Norte. À bombordo, estará o Leste, consequentemente, à boreste estará o ponto cardeal Oeste.



Referencias bibliográficas:
Michael E. Bakich. The Cambridge Guide to the Constellations (em inglês) pp. 82
Robert Gendler, Lars Lindberg Christensen, David Mali. Treasures of the Southern Sky (em inglês) pp. 12-14
Ian Ridpath. Star Tales - Crux (em inglês).
Felice Stoppa. Le Constellazione di Petrus Plancius (em italiano)Atlas Coelestis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário