terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Trilha do monte Roraima







Localizado na tríplice-fronteira, entre Brasil, Guiana e Venezuela, o Monte Roraima é um dos lugares mais antigos da terra, inspirando lendas e livros, como “O Mundo Perdido” de sir Arthur Conan Doyle, em que o platô é repleto de dinossauros e criaturas misteriosas.




Porém, infelizmente lá não se encontra nenhum dinossauro, e sim preguiças-de-bentinho, tamanduás-bandeiras, tamanduás-mirins, antas, tatus-canastras, capivaras, pacas,caititus, cachorros-vinagres, cutias, quatis, juparás, gogós-de-solas, veados, onças, jaguarundis, gatos-do-mato, suçuaranas, gatos-maracajás e ainda primatas, como macacos-da-noite, bugios, bizogues, uacaris-pretos, caiararas e parauacus. Isso em terra, pois no céu ainda temos marreca-toicinho, o falcão-de-coleira, o periquito-de-bochecha-parda, o peixe-frito-pavonino, a corujinha-de-roraima, a coruja-buraqueira, o tico-tico, o tucaninho-verde, além de 5 espécies de Beija-flor e vários tipos de tepuí, Sem esquecer, claro, do mosquitinho Puri-puri, cuja mordida pode coçar por 4 dias e deixar feridas!


A Aventura do Monte Roraima dura cerca de 8 dias, que se iniciam com a partida para a parte Venezuelana do monte, na cidade de Santa Elenna De Uairen, onde se segue para a aldeia de Paraitepui, e se chega ao Parque Nacional Canaima e onde começa a caminhada até o rio kukenan. Após isso, inicia-se uma caminhada de 10 km até a base do monte, onde se encontra um rio e uma base para acampamento.



A subida do monte é ingrime e demora cerca de 8 horas, a maior parte do tempo é em meio a mata, com sobra e pontos de água abundantes. Uma boa ideia na chegada é montar as barracas nas semi-cavernas. No topo você encontra a divisa entre o Brasil, Guiana e Venezuela, o Vale dos Cristais, a Fossa, que é uma grande depressão com uma piscina ao fundo, além de diversas formações rochosas esculpidas pela erosão de milhões de anos e o mirante, chamado Janela com vista para Monte Kukenan, tepuí que está do lado do Monte Roraima, e de onde se vê a proa do Monte Roraima, além da selva da Guiana e pelo menos umas 20 cachoeiras, se tiver chovido no dia anterior . A maior atração do monte são as jacuzzis naturais, piscinas com fundo de cristal de quartzo e beleza incomparável.


A melhor época para visitação é de Março a Setembro, pois é quando as chuvas diminuem, melhorando o terreno, tanto para subida, quanto para descida. O Monte Roraima, é o mais alto dos tepuis amazônicos, gigantescas formações rochosas de arenito em forma de mesa, com 2 734 m de altitude. O trekking até o Roraima está entre os mais conhecidos da América do Sul, muito embora ainda atraia mais estrangeiros do que brasileiros. São cerca de 3 000 aventureiros por ano, a maioria sul-americanos e europeus. As variações de temperatura são grandes, e você poderá enfrentar bastante calor de dia e frio à noite, quando a temperatura chega a cair abaixo de 10ºC. No monte, alto, pode fazer perto de 0º C durante a madrugada. Leve um bom saco de dormir e roupa quentinha, mas também camisetas dry-fit, pois a umidade típica da Amazônia torna difícil a secagem das roupas.





Fonte: Wikipédia
           www.treehouse.com.br/
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário