quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Reconhecendo Plantas Comestíveis

Em momentos críticos, perdidos na mata ou algo parecido, a fome pode ser uma das nossas piores inimigas. Ao se ver cercado de plantas, flores e frutos, o desespero nos manda comer a primeira coisa que nos aparecer à frente, porém não é bem assim que funciona. Algumas das plantas e frutos podem ser venenosas, chegando até ser letais. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar, mas tenha em mente que essas dicas não descartam um conhecimento mais profundo de botânica, e podem ser falhas em algumas das vezes.

Afaste-se das frutas CAL: A sigla CAL quer dizer "Cabeludo, Amargo e Leitoso". Se o fruto em questão tiver essas três características somadas, nem pense em comê-lo. Porém, a existência de apenas uma ou duas dessas características não impede o consumo. O kiwi, por exemplo, tem a casca "cabeluda" e o mamão pode soltar uma espécie de leite .



Procure frutos grandes que estejam bicados por pássaros ou mordidos por animais. Os peritos em sobrevivência na selva garantem que 90% do que os animais comem também pode ser consumido pelos humanos.



Seguir pegadas de pequenos animais é uma boa tática. Ela podem levar até árvores e plantas frutíferas. Ao chegar perto delas e olhar para o alto, provavelmente você irá encontrar frutos mordidos pelos animais.


Muitas raízes e brotos subterrâneos podem ser consumidos crus, como o rabanete e a cenoura. Se você achar um vegetal conhecido, tudo bem comê-lo in natura. Mas, se pintar a dúvida se uma raiz ou broto é comestível, é melhor cozinhá-lo. O inhame bravo, por exemplo, é venenoso cru, mas cozido não.





    Frutinhas agregadas, como a amora e a framboesa, são sempre seguras para comer - apesar de que, em locais em que são consideradas pragas, elas podem conter pesticidas.



    Cozinhe sempre as partes subterrâneas das plantas, para matar bactérias e fungos.
    Descasque frutas tropicais maduras e coma-as cruas. Se tiver que comer uma fruta verde, cozinhe antes. Siga todos os outros testes com estas frutas, a não ser que já saiba que ela é comestível.
    Em geral, evite plantas espinhosas. Se uma planta tiver frutinhas agregadas, elas são seguras.



    Evite cogumelos e outros fungos. Existem muitos fungos comestíveis, mas a maioria é letal, e se você não for um conhecedor de fungos, é muito difícil dizer qual é qual, mesmo depois de ter testado.
    Evite plantas com folhas lustrosas.
    Evite plantas com frutinhas amarelas ou brancas.
    Evite plantas com flores em forma de guarda-chuva.
    Evite plantas com seiva leitosa.



    Não presuma que uma planta que é comestível cozida é comestível crua.
    Não presuma que uma planta é comestível só porque você viu animais comendo ela. As chances são altas, mas não é totalmente garantido!
    Após ter determinado que uma planta é comestível, tome cuidado para colher sempre a mesma planta. Muitas plantas são parecidas.




2 comentários: