quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Possíveis Cenários de Crise no Brasil


Para que estamos preparados? O Brasil realmente é o país que está livre de desastres e catástrofes? Após uma breve pesquisa, pode se descobrir que não, e muito pelo contrário. De uns anos pra cá, vemos a quantidade de desastres que andam ocorrendo e que ainda podem ocorrer por aqui. Então deixe seu bug out bag na soleira da porta e se prepare para uma breve lista de possíveis SHTF à que estamos sujeitos!

Terremotos

Ora, mas o Brasil não se localiza no centro de uma placa tectônica?
O Brasil é localizado ao centro da placa Sulamericana, porém só no território brasileiro há 48 falhas geológicas mestras, onde nascem os terremotos, e é possível que esse número seja maior, sem falar nas falhas secundárias. Ou seja, nós estamos sujeitos à terremotos, como outros países que estão às bordas das placas terrestres.



Veja abaixo alguns dos abalos sísmicos mais notáveis No Brasil:

- No estado do Mato Grosso, em 1955, um terremoto de 6,6 graus na escala Richter foi registrado;
- Em 1955, um terremoto de 6,3 graus atingiu o estado do Espírito Santo;
- No Ceará, foi registrado um terremoto de 5,2 graus na escala Richter, em 1980;
- Em 1983, um sismo de 5,5 graus atingiu o estado do Amazonas;
- Minas Gerais, em 2007, registrou um terremoto de 4,9 graus no município de Itacarambi. Nessa ocasião, uma criança morreu soterrada, sendo, até hoje, a única vítima fatal registrada no Brasil em decorrência de um sismo;
- Em abril de 2008, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina foram atingidos por um terremoto de 5,2 graus na escala Richter.




Tsunami

Uma ressaca no litoral do Brasil 

Ao saber que estamos situados no meio de placas tectônicas, inferimos portanto que as “bordas” da mesma encontram-se ao oceano, vizinha da placa africana. Supondo um possível abalo entre elas, ocorre a possibilidade de um deslocamento marítimo que pode ocasionar tsunamis no Brasil ou nos países da Africa.A possibilidade desse evento é bem baixo, pois as placas sulamericana e africana se movem em sentidos que impossibilitam esse tipo de evento. Mas isso é até onde sabemos!
É possível mesmo assim que por esse ou outro motivo, sejamos atingidos por tsunamis.




Ciclones, tornados e furacões


O Brasil, definitivamente está na rota dos tornados. Embora não haja um sistema de detecção dos mesmos, é muito comum que tornados e ciclones assolem o país, principalmente os 4 estados mais ao sul do pais. Entre 1999 e 2010 houve mais de 220 tempestades dessas categorias no Brasil, e a maior parte foi no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.


Em 24 de Março de 2004, o Furacão Catarina atingiu o litoral de Santa Catarina e se dissipou no dia 28 do mesmo mês. Sendo este o primeiro e único furacão em território nacional até o momento. Porém, isso nos serve para lembrar de que não estamos livres desse tipo de ocorrência, e é bom estarmos prontos para o que vier!


Inundações


Com a urbanização de diversas partes do país, a população acabou deixando as áreas rurais e indo para as metrópoles, isso acabou aumentando cada vez mais a área urbana e em consequência, veio a impermeabilização do solo, que implica nas inundações das cidades nas estações chuvosas.
Há também as áreas geograficamente vulneráveis, por seu relevo e posicionamento, como a região serrana do Rio de Janeiro, que periodicamente é assolada por chuvas torrenciais que causam as cheias de rios, deslizamento de encostas entre outras coisas.


Acidente radioativo

Temos no Brasil os complexos nucleares de Angra 1, 2 e 3, que ficam na Central Nuclear Almirante Alvaro Alberto, sendo que os dois primeiros já apresentaram vazamentos de pequenas proporções, e sem grandes alardes, mas mesmo assim, um dos maiores acidentes radioativos do mundo foi no Brasil, o Incidente com Césio 137, em Goiânia.

Na ocasião, em 1987, dois jovens se contaminaram com o elemento encontrado em um aparelho de radiografia em uma clínica abandonada, ao vendê-lo ao ferro velho. Em pouco tempo a contaminação foi se espalhando e os reflexos disso são sentidos até hoje.


Sendo assim, definitivamente não estamos livres dos riscos de radiação, tanto por termos as usinas de Angra, quanto por termos diversos tipos de elementos radioativos espalhados por aí, que por falta de conhecimento por parte da população podem acabar contaminado qualquer pessoa de um modo silencioso e invisível.




Epidemias
Com a grande aglomeração de pessoas que ocorre atualmente, uma das coisas que mais ocorre é a transmissão de doenças. Desde uma simples gripe até uma catapora, ou tuberculose, todos nós ficamos doentes alguma vez por ter cumprimentado um amigo, andado de metrô ou trem, etc. O Brasil diversas vezes foi vítima de algum tipo de epidemia, como varíola, febre amarela, malária, aids, e mais recentemente a dengue.


Com o aparecimento de novos vírus, mutações e outros tipos de meios transmissores de doenças, junto ao aumento da população e aglomeração de pessoas em espaços públicos, teríamos o cenário ideal para uma epidemia de grandes proporções.




Crise Econômica/Politica e Reação Popular
A Super valorização de imóveis no Brasil pode estar fazendo crescer uma bolha econômica, que pode “estourar” em poucos meses, dando grande prejuízo à investidores do ramo imobiliário, entre outros fatos que podem abalar substancialmente a economia do país.

Temos uma grande crise que demonstra a insatisfação de grande parcela populacional brasileira, o índice de rejeição dos governantes atuais se mostram bastante altos, e muitas vezes estamos vendo pessoas saírem às ruais para demonstrar seu sentimento de revolta.


Somando se os fatores, podemos ver onde chegaríamos. Um país com economia abalada, sem fé nos seus líderes, e revoltado. À partir daí começariam protestos, o que ocasionaria espaço para banalização dos mesmos, que dariam espaços à saques, e então se instalaria uma situação quase incontrolável e com grau elevado de periculosidade.


Estes são apenas alguns dados e possibilidades. Não podemos prever realmente o que há por vir, mas podemos estar preparador para qualquer situação. Desastres vêm de qualquer lugar e sem aviso prévio, mas se você mantiver sua calma e souber o que fazer, não há tanto o que temer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário