Antes de se aventurar com um barco, lancha ou moto-náutica, é necessário que se tenha a habilitação necessária de Capitão, Mestre ou Arrais de caráter profissional ou amador, Sem essa documentação, é como se você estivesse dirigindo um carro sem CNH.
Conheça a área por
onde vai navegar, examine e estude a carta náutica e pergunte aos
navegantes locais ou pescadores, como é a área por onde deseja
passar. Verifique a tábua das marés, para evitar situações
indesejadas, como encalhamentos ou coisas parecidas. Tente evitar ao
máximo uma área que não se conheça ou que ninguém costuma
passar, pois se não vão lá, deve ter algum motivo.
Caso sua tripulação
seja novata, é capaz que alguém enjoe ou “mareie”, como se diz
à bordo, lembrando também que marear pode significar vomitar em
linguajar naval. Pode-se planejar um trajeto curto, para que já
esteja de volta antes mesmo de se passar mal. Indique para seus
passageiros a lado pra onde o vento sopra para fora do barco, para
caso deles tenham vontade de “marear”. Recomende a todos que
estejam sentados quando for acelerar a embarcação, com risco de
alguém sair voando barco à fora, caso sua recomendação não for
acatada.
Siga sempre o RIPEAM
(regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar) e todas
suas regras, pilote com segurança e sinalizado, para evitar
abalroamentos ou outros tipos de acidentes que podem colocar fim na
sua diversão, na sua embarcação e na sua vida.
Ao pilotar à noite, diminua a sua velocidade em 50%, e lembre-se que embarcações não têm farol nem freio. Quanto menor a luz interna melhor a visão externa, utilize luzes baixas no passadiço, como lampadas vermelhas ou até mesmo luz negra.
Ao pilotar à noite, diminua a sua velocidade em 50%, e lembre-se que embarcações não têm farol nem freio. Quanto menor a luz interna melhor a visão externa, utilize luzes baixas no passadiço, como lampadas vermelhas ou até mesmo luz negra.
Ao entrar em canais ou
rios, mantenha-se à boreste (O lado direito da embarcação é
chamado boreste e tem a sinalização na cor verde, o lado esquerdo é
chamado de bombordo e tem a sinalização na cor encarnada,
vermelha), numa situação onde duas embarcações vêm de encontro
frente-a-frente, ambas guinam a boreste.
Afaste-se de áreas militares, áreas petroleiras, áreas industriais entre outras, isso pode te poupar de dores de cabeça. Mantenha-se também distante de Navios grandes, pois é muito difícil para eles verem as embarcações pequenas. Desvie de tudo, pois um barco pequeno tem mais agilidade e manobrabilidade que os outros. Passe lentamente por áreas de regata, barcos à remo, canoas, e barcos ancorados, as ondas provocadas pela sua embarcação podem até mesmo virar embarcações como as canoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário