quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Guia básico como fazer jangadas - sobrevivência - caça - bushcraft

Em situações extremas, ou num bushcraft, essas embarcações podem ser extremamente úteis, podendo te ajudar a atravessar uma área aquática, ou ajudar a atravessar seu equipamento.



Há diversos modos de se fazer jangadas, balsas ou canoas, utilizando dos mais diversos materiais para confeccionar os mais diversos modelos. Dependendo da sua situação, pode se fazer uma embarcação improvisada com garrafas pet, tambores ou barris, pneus, bambu, madeira, casca de árvore, entre outros.



Jangadas podem ser construídas com poucas toras de madeira, dependendo da finalidade, e podem ter mastreações com velas ou apenas remo.



A embarcação à baixo, construída com cerca de 600 garrafas pet suporta até 3 passageiros, porém, se as garrafas fossem dispostas de modo que ficassem apenas ao fundo poderia suportar 1200kg, pois cada garrafa pode suportar até 2kg, ado usadas em conjuntos como esses.



Um modo de construção bastante simples, seria formar dois flutuadores com as garrafas, que ficariam nas laterais da jangada e por cima colocaria-se o “piso”, podendo ser feito de bambu, madeira ou cascas de árvore, presas aos flutuadores.





Segundo o manual de Sobrevivência na Selva do Exército Brasileiro, deve-se retirar dos troncos alguns galhos antes de derrubá-los, para testar a flutuabilidade, se quando jogados na água, estes flutuarem, significa que o tronco também o fará. A jangada, com 10 toros de 6 metros de comprimento por 30 cm de diâmetro, permite a um grupo de 7 pessoas navegar durante dias com todo seu equipamento.









2 comentários: