segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Como Reagir em situações de risco

Você sabe o que fazer em caso de atentado, tiroteio ou qualquer caso em que arrisque a sua vida e de outras pessoas? Certamente é algo terrível, mas devemos saber como agir, pois hoje em dia, pode acontecer em qualquer lugar, com qualquer um. Nesse artigo, serão apontados algumas atitudes que podem ajudar a salvar a sua vida e a de muitas pessoas.



O histórico é enorme: atentado à maratona de Boston, 2013; o atirador do cinema em Denver, 2012; o massacre dos alunos em Realengo-RJ, em 2011; atirador em escola no Colorado, em 2013; os atentados na Russia, ao final de 2013. Estes sendo os mais recentes e com maior repercussão, pois há tantos que chegam a ser incontáveis.


A primeira coisa a se fazer em qualquer situação é estar alerta e confiar nos seus instintos. Ao perceber qualquer atitude suspeita, noticie as autoridades mais próximas e se afaste do local, se possível orientado a maior quantidade de pessoas à fazerem o mesmo. Alerte qualquer atividade suspeita, pois assim fazendo, pode-se evitar um desastre.

Adote um procedimento de segurança. No caso de um tiroteio, tente se abrigar em algum local que suporte os tiros, como uma parede, embaixo de um carro, entre outros. Não se abrigue atrás de portas, mesas, cadeiras, pois essas podem ser facilmente varadas pelos tiros.



Ao ir em grandes eventos, como shows e espetáculos, tente ao máximo ficar próximo às saídas de emergências, ou ao menos localize-as e trace uma rota de fuga até as mesmas. Faça o máximo para não parecer um alvo fácil, não usando roupas de cores chamativas, ou se destacando das demais pessoas no local. Lembre-se que a camuflagem é uma das mais importantes fases da sobrevivência.


Caso de tiroteio em escola, local de trabalho ou espetáculos públicos:


Tendo adotado os procedimentos acima citados, você já tem alguma chance de sobrevivência. Você deve sempre reagir conforme os tiros:
Se estiver na mesma área que o atirador, procure cobertura rápido. Se o atirador abrir fogo, tente se esconder atrás de uma mobília pesada ou outro obstáculo substancial. Se não houver nada perto, fique deitado rente ao chão. Isto vai expor menos seus orgãos vitais e oferecer um alvo menor para o atirador. Ficar deitado e imóvel pode também fazer com que o atirador presuma que você está morto. Fique quieto enquanto ele estiver longe, mas se parecer que ele vai atirar em você, faça de tudo para impedí-lo.

    Se ver o atirador, o seu plano deve ser sempre fugir (quando possível). Se estiver a 6m do atirador, você está dentro do alcance letal, mas a 12 metros, o tiro já é mais difícil. Se ele começar a atirar em sua direção quando estiver fugindo, corra em ziguezague ou em um padrão aleatório. Isto vai reduzir suas chances de ser acertado. Procure uma saída ou esconda-se em uma sala, de preferência com janelas, de modo que você tenha por onde escapar se tiver que sair da sala. Tranque ou coloque uma barricada na porta e desligue a luz. Se a porta não tiver tranca, faça uma barricada com mesas e cadeiras. Talvez seja bom fazer isto só para ter uma segurança extra. Se houver um telefone na sala, chame o número de emergência logo que possível, depois da porta estar trancada e bloqueada.
    Se você ouvir tiros e estiver em uma sala, tranque a porta, faça uma barricada, desligue as luzes e se esconda em silêncio em um local da sala que esteja fora da visão das portas e janelas. Se houver outras pessoas na sala, diga a elas para permanecerem quietas e escondidas. Você não deve sair da sala, uma vez que não sabe onde o atirador está. Chame a polícia ou o número de emergência se houver um telefone. Fique dentro da sala até que o socorro chegue.


    Se ouvir tiros e estiver nos corredores, encontre a saída mais próxima do prédio ou corra para uma sala onde possa se esconder. É melhor sair do edifício, mas se a saída mais próxima estiver na direção dos atiradores ou não puder ser alcançada, vá para a sala mais próxima (de preferência com janelas) para se esconder.
    Se ouvir tiros e estiver no banheiro, sua melhor alternativa é permanecer no banheiro. O atirador pode estar do lado de fora do banheiro, e provavelmente não vai perder tempo verificando os banheiros. Tranque o banheiro se puder. Se tiver sabão, espalhe-o pelo piso com um pouco de água. Pode parecer pouco, mas há uma boa chance do atirador escorregar e você conseguir escapar. Outra coisa que você pode fazer é entrar em um box, agachar-se sobre uma privada e ficar quieto. Chame a polícia se tiver um celular, mas fique o mais quieto possível.
    Se ouvir tiros e estiver ao ar livre, corra na direção oposta aos tiros. Chame a polícia assim que estiver longe. Ajude as outras pessoas que estiverem fugindo do prédio depois de telefonar.
    É burrice atacar um agressor armado, a não ser que não haja outra alternativa. Eles provavelmente já decidiram atirar nas pessoas, e ameaçá-los pode resultar na sua morte e de muitos outros. Deixe o ataque ao atirador para a polícia e para aqueles treinados especialmente para tal.
    Faça o que puder para permanecer vivo, mesmo que isto signifique atacar o atirador. Para desarmar um agressor armado, você precisa mover sua atenção para longe da arma e do plano de ataque. Para isto, você pode arremessar cadeiras, computadores, extintores ou ativar os sprinklers ou o alarme de incêndio. Pegue uma mesa ou outro escudo e vá direto para o atacante. Existe uma chance de que você seja morto no processo, mas se duas ou três pessoas o atacarem ao mesmo tempo, há uma boa chance de que alguém vá conseguir colocá-lo no chão. Civis desarmados que permanecem juntos têm uma chance muito melhor de sobreviver a um ataque.



    Se já estiver a um passo ou dois do atirador, você pode ser capaz de agarrar a arma. Se o atirador estiver virado para você, mova-se rápido, agarre o cano da arma e vire-o para longe de seu corpo. O movimento deve ser o mais preciso e econômico possível. O atirador vai puxar instintivamente a arma para longe de você. Siga o movimento, prendendo firme a arma e jogando o peso de seu corpo para a frente. Use sua outra mão para segurar a outra ponta da arma. Com as duas mãos na arma, você pode dar uma joelhada na virilha do agressor. Uma alternativa melhor neste ponto é girar a arma como se estivesse acelerando uma motocicleta. A arma vai girar e quebrar o dedo do atirador dentro da guarda do gatilho.


    Caso de ataque à bombas, ataque nuclear ou químico
A primeira coisa a ser feita num ataque à bomba é preservar seus sentidos.No caso de uma bomba nuclear, a energia liberada cria uma luz mais brilhante que a do Sol e é capaz de cegar. A explosão também pode estourar seus tímpanos. Para aliviar a pressão sobre os ouvidos, deixe a boca aberta, e para proteger os olhos, cubra os com os braços.


Assim que possível, você deve fugir do local, se puder ajudar alguém faça o mais rápido possível, pois num atentado com bombas, há sempre mais de uma explosão. Não confie nas autoridades que estão muito próximas, principalmente se estiverem reunindo pessoas para alguma possível explicação, pode ser algum outro terrorista ou homem-bomba tentando atrair mais pessoas para uma nova detonação.


No caso de ataque nuclear, só 10% das vítimas que estão a até 1,5 km do epicentro da explosão sobrevivem. As chances melhoram a partir de 3 km: 50% escapam. O risco não está só no impacto da bomba. Uma radiação letal toma conta do local em até 20 minutos. Para não dar de cara com ela, siga a favor do vento. Esconda-se em um lugar subterrâneo, como porões (vale até esgoto no desespero). Se estiver em um prédio, vá para uma sala sem janelas. Tire as roupas e use água e sabão para improvisar uma descontaminação. Esse abrigo deverá ser usado por no mínimo 3 dias, pois esse tipo de explosão provoca um tipo de chuva de partículas radioativas. Iodeto de potássio e Azul da Prússia ajudam na descontaminação por radiação.


Tumultos, manifestações e ações criminosas


É Possível que com alguma frequência, dependendo da região onde se vive, que enfrentemos alguma situação como manifestações populares que por algumas vezes são vistas como brechas para vândalos e saqueadores, ou então conflitos entre grupos criminosos ou gangues de rua, ou mesmo atritos destes com forças policiais e até brigas que se tornam tumultos imensos.


A melhor medida à se tomar numa situação dessas é evitar o local, afastar-se ou esconder-se. Ao ser noticiada uma manifestação, ou início de conflito em um região, tome caminhos alternativos para não se deparar com a mesma. Geralmente esse tipo de ato é claramente comunicado em redes sociais.
Em caso de conflitos armados e ações criminosas, é quase impossível eles serem previstos, então somente a atenção e o instinto podem te ajudar à evitar passar por uma região onde tais situações ocorram, e claro o estudo prévio do local, através de notícias e informações.


Porém, mesmo tomando as atitudes necessárias para evitar tais situações, pode-se ser pego de surpresa. Sendo assim, teremos que encontrar um modo seguro de proteger-nos, lembrando que o melhor modo de isso acontecer é nos afastarmos o mais rápido possível do lugar. Veja todas as rotas de fuga que puder e trace planos para caso estejam bloqueadas, mas afaste-se o mais rápido possível, antes que a situação piore.

Busque um abrigo seguro e neutro. Num atrito entre duas gangues criminosas, por exemplo, não seria muito seguro se abrigar no “território” de uma delas, pois a gangue rival, poderia te ver como um alvo. Proteja-se fora do conflito, se possível; seu objetivo é sobreviver, logo você deve se retirar do local e proteger de possíveis artefatos bélicos, como projéteis, pedras, bombas (caseiras ou não), e pra isso, você deve ter um abrigo seguro, como uma parede de concreto, um carro, ou até mesmo uma caçamba que esteja nas ruas.



Como já dito antes, evite ser um alvo, não use roupas chamativas, não se destaque das outras pessoas e tente não parecer agressivo com nenhuma parcela do conflito. Se for possível ou necessário, demonstre que não tem nada a ver com o ocorrido, fazendo sinais que demonstram que está desarmado e que foi parar lá por mero acaso. Se for possível, identifique-se à algum policial ou autoridade presente, eles são treinados para saber quem é quem numa situação assim, e se você se demonstrar pacífico, será mais fácil não ter problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário