quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Trilha da Cachoeira do Gato – Ilha Bela SP



No litoral norte de SP, localiza-se um dos únicos munícipio-arquipélago marinho do Brasil, a Ilha de São Sebastião, também chamada de Ilha Bela, situada a 135 quilômetros da capital e a 140 quilômetros da divisa com o estado do Rio de Janeiro, e abriga diversas cachoeiras, prais, vilas, pontos turísticos e históricos, além, é claro, das trilhas.


A trilha que vamos falar, leva à Cachoeira do Gato, que tem cerca de 40 metros de altura e é a atração principal da trilha. O Caminho é curto, cerca de 2 km e demora em média uma hora e meia para ser concluído, é considerada uma trilha de nível médio.





Iniciando-se na Praia de Castelhanos, no lado da ilha que dá vista para o oceano atlântico, a trilha leva a uma ponte pênsil sobre um rio e começa a caminhada por uma vegetação de floresta atlântica de encosta.



Na Fauna encontram-se o ipê, o pau-d’alho, o araçarana e o araticum-paná. Essa última espécie produz frutos que atraem uma borboleta azul denominada panapanã, que complementa a fauna, que é composta também de aves como surucuá, tié-sangue, tangará e o caramujo nativo aruá.





O Horário da trilha é das 08h00 às 15h00, o Acesso é dado pela Rod. Ayrton Senna/Carvalho Pinto/ Pres. Dutra / Tamoios. Seguir em direção a São Sebastião pela Rio Santos (BR 101). O endereço em Ilha Bela é: Praça Cel. Julião de Moura Negrão, 115.

Nenhum comentário:

Postar um comentário