terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Preparo e Condicionamento Físico



Todos pensam na montagem de kits, BOB's, abrigos, entre outros, mas poucos lembram do mais importante: você terá condicionamento físico suficiente para aguentar andar durante horas ou dias, ficar sem dormir, carregar peso, enfrentar animais, caçar, pescar e fazer tudo mais de necessário para sobreviver?









Se a situação é realmente caótica e você quer ser um sobrevivente, é necessário que você esteja uns passos à frente das outras pessoas fisicamente, pois nada adianta seu bug out bag, se você não aguenta correr 200 metros com ele, que acabará se tornando refeição para o primeiro que achar seu corpo no meio da rua.





No momento em que você percebe estar no meio de uma ocorrência real, você vai precisar de força física, agilidade, flexibilidade, equilíbrio, reflexos, resistência e coordenação motora, entre outras habilidades essenciais.
Alertamos que antes de iniciar qualquer tipo de atividade física ou treinamento, deve-se procurar um médico para avalias suas condições e saber de onde começar.



Um indivíduo que quer estar preparado para uma ocorrência real, deve estar pronto para momentos adversos, sabendo de todos os riscos que está correndo. Lembre-se que o corpo humano era usado na antiguidade para aguentar variações de temperatura, andar quilômetros por dia e lutar contra tigres-dente-de-sabre, sabendo disso, considere-se capaz de adquirir o preparo físico de um verdadeiro sobrevivente.



A habilidade de percorrer longas caminhadas deve ser tratada de um modo especial, pois é a ela que se recorre numa situação de fuga. Comece com caminhadas em terreno plano e vá evoluindo aos poucos, aumentando as distâncias e a velocidade, podendo até chegar a ser uma corrida, mas sempre respeitando seus limites e se superando pouco à pouco, e avançando para terrenos mais íngremes, e quem sabe até irregulares, pois esse é o tipo de cenário que será encontrado em locais de fuga para a mata, ou num desastre natural. Outro exercício muito bom para melhorar na resistência dos membros inferiores, é a subida de escada. Coloque seu tênis de caminhada, pegue sua mochila com equipamentos, ou seu BOB e suba alguns degraus, ao perceber o cansaço verá o tanto quanto teria conseguido percorrer se a situação fosse real.





Militares treinam duro com seus equipamentos para estarem acostumados e preparados para um combate real!




Também é importante que trabalhe a força física, por exemplo com exercícios em barra fixa, flexões de braço apoiado em solo, agachamentos livres, entre outros, pois fortalecendo a musculatura com o peso do próprio corpo, te dará a certeza que você é capaz de erguê-lo caso seja necessário ou de ajudar alguém que tenha um peso próximo ao seu, e até mesmo para carregar algum equipamento de elevado peso, ou uma caça bem sucedida. É muito interessante que se faça treinos de força em academia, também, pois pode te dar muita força para levar cargas cada vez maiores.






Natação é um ótimo esporte para melhorar o condicionamento físico, pois com a pressão que a água exerce nos pulmões, os faz ter mais resistência. Além disse, fortalece ombros e pernas que são as bases da estrutura muscular. Natação é uma das habilidades mais uteis numa situação real, pois pode ser necessário atravessar um riacho, no caso de uma fuga por área não-urbana, entre outras coisas.



Uma observação muito importante!

É de conhecimento de todos que a atividade física moderada trás muitos benefícios para nossa saúde e manter-se saudável é uma grande arma para um sobrevivente. Está postagem não tem como foco estética corporal e sim lhe atentar que se a sua estratégia de sobrevivência é a fuga para locais remotos você deve se preparar e treinar para se necessário colocar seu plano em prática!


5 comentários:

  1. Parabéns pela reportagem..o preparo e o condicionamento físico são essenciais para todas as ações de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Boa reportagem, mas o treinamento funcional não é melhor que natação para um indivíduo saudável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado, um treinamento funcional é tão bom quanto a natação, nosso alerta é para que as pessoas procurem evoluir também na questão física. Publicaremos com maior prazer outros pontos de vista, se lhe interessar em pesquisar sobre o assunto pode nos enviar um artigo com as referências e imagens que lhe daremos todos os créditos no blog. Obrigado pelo seu contato!

      Excluir