segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Sobrevivencialismo: Primeiros Socorros




Primeiros socorros é o conjunto de ações que visam a prestação de ajuda imediata a uma pessoa doente ou ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também com o atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.




Numa situação extrema, muitos pensam em seus kits de emergência com pederneiras, facas, material de pesca, etc; porém esquecem o primordial kit de primeiros socorros. Imaginando-se numa ocasião de caos mundial, o sobrevivencialista sempre tem a imagem de ser, nessa situação, o sobrevivente que está preparado para tudo e sabe o que fazer em todas situações. Porém como seria esse mesmo sobrevivencialista se estivesse ferido ou se estivesse com disenteria?

Veremos aqui como montar um kit básico de primeiros socorros, que serve não só para uma situação extrema, mas também para o cotidiano. Acompanhe:


1- Esparadrapo.

A utilidade do esparadrapo é imensa. Com ele você pode fazer coisas que vão desde cobrir um arranhão, a fazer uma armadilha. É possível fazer até mesmo uma sutura com pequenas tiras de esparadrapo (embora isso não dispense uma sutura real com agulha, recomenda-se que um kit de sutura faça parte do seu kit de primeiros socorros) , numa emergência; fazer um curativo, proteger uma área do corpo, entre outras coisas.


2- Algodão.

Outro item de extrema necessidade é o Algodão. Uma grande quantidade de Algodão pode ser compactada e ficar menor que uma bolinha de gude. Milhares de coisas podem ser feitas com algodão, como limpar um ferimento, cobri-lo num curativo, pode se utilizado com um medicamento no ferimento, pode ajudar a fazer fogo, pode estancar um sangramento, e mais diversas utilidades.


3 -Luvas cirúrgicas.

Este item não perde nada em utilidade em relação aos itens acima. Em um socorro real, onde há sangramentos envolvidos, não é recomendável que se toque no fluidos com as mãos nuas para evitar contaminações. E se o ferimento for em você, não é nem um pouco saudável que toque em uma ferida exposta com a mão contaminada, pois fazê-lo pode ocasionar desde uma leve inflamação à uma terrível infecção! Luvas cirúrgicas também podem ser usadas para transporte de água.



4- Água Oxigenada


Se tem algo que não pode faltar em nenhum kit é o peróxido de hidrogênio. A água oxigenada pode salvar a sua vida, e manter sua saúde. Ela limpa qualquer coisa, e pode matar qualquer bactéria ou germe, incluindo a salmonela. Bochechos com água oxigenada, mantém a saúde bucal; passada várias vezes ao dia em ferimentos evita gangrenas e infecções; passada nos pés evita frieiras e problemas de pele. Pode ser usada para desinfectar roupas, e esterilizar materiais.


5- Remédios


Algo extremamente importante à se ter são remédios. Não é preciso dizer a importância de ter uma pequena quantidade de anti-térmicos, anti-histamínicos, remédios para enjoo e vômitos, remédios para diarreia e prisão de ventre e para dores. Isso não é apologia à auto-medicação, é apenas uma instrução para situações extremas.

6-Sal


Um dos elementos mais abundantes na situação atual e mais importante numa situação caótica. O sal tem diversas utilidades: O magnésio ajuda a lidar com o estresse, retarda o envelhecimento da pele e acalma o sistema nervoso, O cálcio pode ajudar com a retenção de água, melhora a circulação e fortalece os ossos e unhas, O potássio ajuda a equilibrar a umidade da pele e é um mineral essencial para reabastecer os músculos após o exercício intenso, Brometos ajudam a aliviar a rigidez muscular, O sódio é importante para o equilíbrio líquido linfático (que por sua vez é importante para a função do sistema imunológico).

7- Tesoura, pinça, agulha e bisturi descartável



A parte instrumental do seu kit poderá ser vital. Com esses instrumentos, pode-se fazer a limpeza de ferimentos mais graves, retirada se espinhos da pele, retirada de corpos estranhos das escoriações, e em casos extremos, pequenas cirurgias, como retirada de um projétil alojado em um músculo que esteja mais próximo a superfície do corpo.

7- Tesoura, pinça, agulha e bisturi descartável

Uma agulha de sutura, linha (também para sutura), tesoura, pinça, luva cirúrgica, gaze absorvente, soro fisiológico. Um pequeno kit como esse pode ser bastante portátil e salvar uma vida., recomenda-se estar preparado e estudar, para estar preparado para fazê-lo quando for necessário.

Tendo como base esse texto, pode-se montar um excelente kit de primeiros socorros com diversas utilidades, próprio de um verdadeiro sobrevivencialista. Recomendamos também a leitura de matérias diversos a respeito do tema, e aceitamos também sua sugestão do que pode ser colocado no kit, e queremos saber o que tem no seu kit: Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário