quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Trilha do poção – Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba-SP



Localizada no Litoral Norte de São Paulo, a cidade de Caraguatatuba abriga diversas trilhas, sendo a Trilha do Poção uma ótima opção para quem gosta de aventura. Cruzar riachos, corredeiras, e banhar-se na piscina natural do poção com 2 metros de profundidade são algumas das atrações da trilha, além, claro de desfrutar da beleza natural do lugar, que conta em sua flora espécies como: jequitibás, quaresmeiras, figueiras-brancas e canelas; e na sua fauna, cutias, esquilos, tamanduás, tucanos, tiês-sangue e surucuás.





A trilha possui 3,5km de extensão (ida e volta), que conta um percurso de carca de 4 horas, onde, além de atravessar riachos, o visitante passará por uma ponte suspensa sobre o Rio Santo Antonio, que transbordou em 1967 e contribuiu para uma das maiores tragédias do Brasil, onde a encosta da serra do mar desabou completamente sobre a cidade fazendo que ela ficasse inacessível até mesmo para o socorro. Algumas das nascentes e riachos cruzados fazem parte das bacias hidrográficas do Rio Pardo, do Rio Claro e Guaxinduba.



É obrigatório o uso de tênis ou bota de caminhada durante o percurso, que conta com terrenos como terra, escadas de rocha, pinguelas de madeira e trechos c/passagem aquática. A trilha é monitorada, dividida em dois grupos de até 35 pessoas nos horários das 09:00hs e das 13:00hs, sendo que o Parque Estadual tem horário de funcionamento das 8:00hs às 17:00hs. Os Pontos mais atratívos da trilha são: Cachoeira da Pedra Redonda (com piscina de 2 m de profundidade); corredeiras; ponte sobre o Ribeirão Mantegueira, poços para banho, Ribeirão do Ouro. Para agendar vá na sede da unidade ou ligue (12) 3882-3166 / 3882-5999, o endereço é Rua Horto Florestal, 1200 – Bairro Rio do Ouro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário