quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Bug Out bag ou Mochila de fuga

O conceito de mochila de fuga, ou bug out bag pode ser definido facilmente apenas pelo seu nome. Seria portanto uma bolsa, mala ou mochila em que se mantém os suprimentos básicos necessários para algumas horas, geralmente 72 horas.




É importante lembrar que o peso da mochila deve ter até 10% do peso do seu portador, acima disso é prejudicial a saúde da coluna, e impede de percorrer longos percursos caso seja necessário. Para isso, é necessário que sejam dispensados todos os itens que não serão usados e só sejam levados os suprimentos básicos, e não aqueles que se tem vontade de levar, como aquele fogareiro gigante, que mais parece um fogão industrial.




Uma boa opção de montagem da Bug out Bag, seria a confecção de pequenos kits que desempenhariam diferentes funções: um kit de sobrevivência, um kit de primeiros socorros, um kit de suprimentos alimenticios, kit de higienie pessoal, kit de localização e comunicação e um kit de iluminação.



O kit de sobrevivência pode ser facilmente montado com poucos itens: uma faca ou canivete de sua preferencia, uma pederneira ou fósforos à prova d'água, isca para fogo e velas, itens para pesca (linha, anzol, chumbada, etc), uma bisnaga com água sanitária ou cloro para purificação de água, uma bisnaga com álcool para esterilização e para ser usado como combustível em emergência, etc



Há aqui em nosso blog uma postagem completa sobre kits de primeiros socorros que pode ser acessado clicando aqui




Os suprimentos alimentícios serão essenciais. Recomenda-se o uso de alimentos enlatados, por sua alta durabilidade e conservação. Pode-se incluir também farináceos pela sua praticidade de consumo, como bolachas de maisena ou de água e sal, além de alimentos não perecíveis de longa duração, como salames e sticks de carne seca. Uma dica preciosa é a de levar também carboidratos alto índice glicêmico, que podem te dar energia numa situação extrema e também proporcionam uma certa sensação de bem-estar psicológico, entram nessa lista a bala de goma (que é usada como ração pelos pilotos da força aérea brasileira, inclusive os da esquadrilha da fumaça) e a rapadura, pois se conserva por muito tempo sem estragar. Lembre-se também da importância do Sal e principalmente da água. Costuma-se recomendar uma garrafa de 3 litros por pessoa para o período de 72 horas.



A higiene pessoal numa situação como essa é indispensável, pois ela pode te ajudar em diversos aspectos, como manter a saúde física e mental. Não deixe de ter itens como uma toalha (que tem muitas utilidades além das usuais), sabonetes bactericidas, sabão à base de coco, por sua grande versatilidade,escovas e pastas dentais, e uma ou duas mudas de roupa Não esqueça de adaptar-se sempre ao clima, observe o tempo para não passar frio ou calor excessivo.



É indispensável também um conjunto de itens de orientação, localização e comunicação. Uma bússola (Aprenda a usar uma bússola, clicando aqui); um celular resistente, preferencialmente dos modelos mais simples pois sua bateria dura mais, se acaso não houver mais rede operacional de celular, a bateria ainda poderá ser útil; um rádio à pilhas ou à dínamo, para que se saiba o que pode estar acontecendo se ainda houver transmissão; apito, algum tipo de fogos de artifício para sinalização, caso se perca ou se acidente e precise de ajuda e uma pequena tabela com o código morse.



Lanternas são extremamente necessárias, mas também pode se incluir lampiões e lamparinas improvisadas, e até mesmo luz química. Lanternas também podem ser utilizadas para comunicação, emitindo sinais de localização ou de s.o.s. Prefira Lanternas a dínamo, não sabemos em que tipo de situação estaremos, imagine por exemplo que por um forte nevoeiro estejamos sem visibilidade de raios solares, onde estaríamos impossibilitados de utilizar uma lanterna que se recarregasse à luz solar, ou ainda sem acesso à eletricidade para uma lanterna recarregável à energia elétrica. A lanterna nessas situações não seria desnecessária até a utilização total de sua bateria, então se tornaria um estorvo apenas.




É interessante que sua mochila de evacuação tenha uma reserva em dinheiro, pois não se sabe a origem do evento que fará com que você precise abandonar sua casa, então é bom estar preparado para eventuais necessidades. Caso seja um desastre regional, ao se encontrar em uma região não afetada, o dinheiro poderá te promover certos confortos, como comprar mais comida, água etc.



Outros itens interessantes e não dispensáveis são: barraca de emergência, manta térmica, papel higiênico, saco de dormir, colchonete, recipientes para guardar/transportar água ou comida, cordas, fitas adesivas do tipo Silvertape, cola instantânea, sacos plásticos, arames, canivete multi-função do tipo alicate, repelente, pilhas (se necessário)




A intenção dessa matéria não é oferecer um manual de instruções de como montar sua Bug out Bag, mas sim dar noções de como fazê-lo, em cada região do pais e em cada situação as necessidades são completamente diferentes, então é sensato que as ideias aqui demonstradas sejam adaptadas particularmente para que a funcionalidade seja completa. Montamos abaixo uma lista com os itens que são indispensáveis que pode ser personalizada pelo usuário:

Sobrevivência:

Faca ou canivete
Pederneira ou fósforos à prova d'água,
Isca para fogo e velas,
Itens para pesca (linha, anzol, chumbada, etc),
Bisnaga com água sanitária ou cloro,
Bisnaga com álcool.

Primeiros Socorros:
Esparadrapo,
Algodão,
Luvas,
Água oxigenada,
Remédios,
Sal,
Tesoura, pinça, agulha e bisturi descartável,
kit de sutura,

Alimentos:
Água,
Enlatados,
Embutidos não-perecíveis,
Carboidrato alto índice glicêmico.

Higiene Pessoal:
Toalha,
Sabonete bactericida,
Escova dental,
Creme Dental,
Sabão de coco,
Mudas de roupa limpa.
Barbeador
Cortador de unhas

Localização e comunicação:
Celular com bateria de alto desempenho
Radio à pilha ou preferencialmente à dínamo
Apito
Fogos de Artifício ou sinalizadores
Bússola ou GPS
Tabela com código Morse

Iluminação
Lanterna à dínamo ou à pilhas,
Pilhas extra,
Lampião elétrico à dínamo
Lamparina,
Lampião à gás
Combustível
Luz química

Extras
Papel Higiênico
Barraca de emergência,
Manta térmica,
Saco de dormir,
Colchonete,
Recipientes para guardar/transportar água ou comida,
Cordas,
Fitas adesivas do tipo Silvertape,
Cola instantânea,
Sacos plásticos,
Arames,
Canivete multi-função do tipo alicate,
Repelente

Importante
Documento de identificação,
Passaporte (se possuir)
Porte de Arma (se possuir)
Escritura de imóvel
Documento de veículo


Nenhum comentário:

Postar um comentário