segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Como Prever o Tempo por observação



Apenas por olhar as nuvens, os animais e sentir os ventos, algumas pessoas são capazes de saber como será o clima, porém apenas com atenção e experiência é possível ter alguma precisão.

Observe as aves:


A queda da pressão atmosférica, causada por uma iminente tempestade, causa um desconforto na audição dos pássaros, assim voando baixo, eles tentam aliviá-lo. Logo, quando os pássaros voam mais alto, e sinal de bom tempo.


As gaivotas tendem a parar de voar e procurar abrigo na costa se uma tempestade estiver vindo.

Observe o vento:
Ao ver uma “nuvem de chuva” observe o vento. Se ele estiver vindo da mesma direção da nuvem, significa q ele está “trazendo” a nuvem para onde o observador está, isso pode significar chuva. Porém se ele estiver na direção contrária e empurrando a nuvem, significa que a tempestade não chegará.






Observe as nuvens:
Nuvens do tipo cirrus:


Nuvens com um aspecto delicado e de cor branca brilhante são os primeiros sinais de que o tempo está esfriando. Normalmente, essa mudança acontecerá nas próximas 24 horas.

Nuvens do tipo cumulus:


São as nuvens com formato de couve-flor, compostas de elementos muito pequenos em forma de grânulos. Quando estão bem grandes, lá no alto, e separadas, são sinônimo de bom tempo.

Nuvens do tipo Stratus



Muito baixas, elas normalmente formam um véu transparente, fino e esbranquiçado, sem ocultar completamente o Sol. Elas são o início do mau tempo.

Nuvens do tipo nimbus
                                     

A palavra significa "nuvem sombria. Significa claramente a aproximação de uma tempestade.



Nuvens do tipo Cumuloninbus

                                     

Nuvem gigantesca, com formato de bigorna, chegam a ter cinco vezes o tamanho do Everest, ou mais! Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva, neve ou granizo. Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões e mesmo, por vezes, violentos tornados.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nuvem
Revista Superinteressante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário