quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Como Encontrar Água



A primeira coisa a se fazer numa situação extrema, para aumentar suas chances de sobrevivência é encontrar água. Isso pode definir se você sairá vivo ou não da sua aventura. Uma fonte de água potável mais segura sempre é a água corrente, pois a água parada pode estar contaminada por diversas bactérias. Não é recomendado que consuma-se água sem purificação ou filtragem, consumir uma água de fonte duvidosa pode piorar sua situação e até resultar em morte.




Os animais sempre sabem onde tem água, pois ela também é essencial para eles. Aglomeração de insetos pode ser um sinal de que a fonte de água não está muito longe, pois diversas espécies se reproduzem apenas em água potável.



As aves costumam voar para perto da água, no fim do dia, ao se recolherem, observá-las pode ajudar um bocado.



Água no ambiente

Terrenos com barro, ou lama podem representar um solo com água, ao fazer um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e 30 cm de diâmetro pode ser que em alguns minutos o buraco se encha de água. Essa água que vem do solo é barrenta, mas se você filtrá-la com algum pedaço de pano, ela ficará mais limpa e resolverá temporariamente o problema. Mas é importante lembrar que consumir água sem que ela esteja purificada pode ser um risco. 




A água da chuva em quase todas as áreas rurais normalmente pode ser consumida sem risco de doenças. Se chover, utilize quaisquer recipientes disponíveis para coletar a água. Se a água da chuva estiver com um gosto um pouco diferente, é porque ela não possui certos minerais encontrados na água do solo e em córregos.



Vegetação

Vegetação de folhagem viva e bem esverdeada pode significar presença de água no local. O orvalho também pode fornecer água potável. Antes de o sol surgir, amarre algum pedaço de pano absorvente ao redor das canelas e caminhe por alguma vegetação alta. Você pode conseguir água suficiente para uma manhã.


A vegetação também ajuda a fornecer água. Frutas, cocos, cactos, videiras, palmeiras e bambu podem ser boas fontes de água. Dobre o topo de uma árvore de bambu verde até cerca de 30 cm do chão e amarre. Corte alguns centímetros da ponta, coloque um recipiente embaixo e deixe durante toda a noite. No dia seguinte, você deverá ter uma boa quantidade de água clara e potável.





Mesmo em situações extremas, há algumas coisas que nunca devem ser usados para se beber: Sangue, Urina, Fluidos internos de peixes, água do mar e álcool, são algumas das principais.


Fontes (em inglês)

"Métodos de coletar água da chuva", wilderness-survival-skills.com, 2007
Jolin, K. " Sobrevivência Selvagem: Como obter água boa para consumo", associatedcontent.com, 29 de agosto de 2007



Nenhum comentário:

Postar um comentário