quarta-feira, 6 de julho de 2016

Você se preparou para a crise? Torne-se um sobrevivente urbano!

Você se preparou para a crise? Torne-se um sobrevivente urbano!





Vamos ser francos e realistas. As “crises” são reais e você pode viver uma crise pessoal ou ser vítima de uma crise coletiva, política, econômica ou social. Mas do que estamos falando?

Tsunamis, terremotos, vulcões, asteróides gigantes, guerras ou acidentes nucleares, secas severas?

Tsunami

Terremoto

Vulcão

Asteroide

Acidente nuclear

Invasão alienígena

Inteligência artificial


Apocalipse Zumbi




A crise que vivemos hoje é política e econômica e é sobre isso que vamos falar. Estamos em julho de 2016 e no Brasil um dos assuntos mais falados é o preço do feijão. A quase R$20,00 um quilo de feijão em algumas regiões do Brasil, justamente em um período de desemprego e inflação alta quem não tem esse produto estocado está se sentindo vulnerável já que o mesmo faz parte do hábito alimentar do brasileiro. Mas vamos entender como é que nosso comportamento passivo nós deixam vulneráveis as crises econômicas.

Preço do feijão em 2015


Preço do feijão em junho/julho de 2016

Preço do feijão em junho/julho de 2016



Nossa sociedade nos proporciona uma sensação de estabilidade e proteção, temos uma infra-estrutura que nos deixa relaxados e despreocupados com nosso futuro, entregamos todo nosso futuro nas mãos de terceiros e tudo que precisamos fazer e trabalhar para consumir, simples e fácil, não é necessário pensar muito.


Bateu aquela fome na madrugada, pede um fast-food, não tem dinheiro na hora, paga com cartão de crédito, tudo muito prático. E essa praticidade não é mais exclusividade dos grandes centros urbanos, muitas cidadezinhas já ganharam Shoppings, farmácias 24 horas e fast-food´s que antes eram exclusividades das grandes capitais. Muitas cidades do interior não devem mais nada em infra-estrutura para as grandes metrópoles. Em resumo, boa parte da população não está preparada para escassez de alimentos, combustíveis e energia elétrica.






Abra a sua mente

Mas se você abrir sua mente vai entender que essa comodidade lhe tirou sua capacidade de sobreviver a uma crise e na verdade você está vulnerável, muito vulnerável. Nós brasileiros precisamos cada vez mais fortalecer a idéia de que para crescer precisamos ter respaldo e preparo. Quando nossa economia vive um momento de crescimento e pleno emprego a tendência das pessoas é de não se preocupar muito com o futuro, ofertas fartas de emprego, preços estabilizados e uma propaganda otimista do governo fazem com que as pessoas não esperem por tempos de dificuldades. Mesmo um país de 3º mundo como o nosso. 

Shopping lotado

Estocar, produzir, preparar, trocar e substituir alimentos em nossa dieta é fundamental. Homens e mulheres precisam entender que se preparar para uma fase difícil é muito importante. Vai lhe dar segurança financeira e psicológica para lidar com as adversidades.

Porque estou falando tudo isso? Estamos em 2016 vivendo uma crise política e econômica que está minando a moral de muitos brasileiros, milhões de desempregados, queda na renda e aumento de preços estão tirando o sono e a esperança da população. 






Comece agora!

Vamos imaginar que se 2012 um brasileiro tivesse usado R$100,00 por mês exclusivamente para montar uma dispensa de emergência, um estoque de itens básicos como grãos, enlatados, itens de higiene e o que mais achasse necessário estocar. Hoje essa pessoa estaria em uma situação mais confortável, fazendo apenas pequenas reposições em seu estoque.

Aprender a armazenar alimentos para conserva-los por grandes períodos é fundamental. Você não deve acreditar que a preparação é só para países em guerra ou que sofrem mais com condições climáticas severas, terremotos, vulcões etc. A crise econômica está aí para lhe abrir os olhos que você deve fazer suas reservas. É preciso ter uma gordurinha para queimar. 





Nunca é tarde para se tornar um sobrevivente urbano. Comece imediatamente, tome conta das suas finanças pessoais, revise seu custo fixo, poupe dinheiro, qualquer quantia, crie o hábito. Lembre-se que custo é como unha você “sempre” tem que cortar.

Coloque nas suas compras do mês itens que podem e devem ser armazenados, reserve dinheiro para aproveitar promoções e comprar itens no atacado, aprenda a conservar alimentos, preparar e substituir alimentos por outros, já ouviu falar em chuchu feito de casca de melancia? Bem temperado fica uma delícia. Evite o desperdício. 

Sabão caseiro, fácil de fazer

Cuidado com o sódio, salgue grãos ou massas somente com o sal dos enlatados

Cuidado com o sódio, salgue grãos ou massas somente com o sal dos enlatados

Horta em casa

Horta com espaço considerável em casa

Aprenda a conservar alimentos

Envolva sua família na preparação

Existem muitos canais e blogs que explicam detalhadamente todos os passos que você deve seguir para iniciar suas preparações. Com muitas explicações claras de como conservar e estocar alimentos para grandes períodos.







Uma grande lição

Se você está passando por um momento pessoal difícil como a perda do emprego ou se os seus ganhos não estão conseguindo mais manter a você e sua família essa é a hora de parar e rever tudo que tem feito até aqui. Nós acabamos movidos pela onda de otimismo e fazemos dívidas e financiamentos sem ao menos ter um conhecimento profundo de nossas finanças pessoais.
Mas agora você está sentindo na pele os efeitos da crise que o Brasil esta vivendo, comece a estudar esse assunto e se torne um sobrevivente urbano auto-suficiente.



Vou deixar uma lista de sites, canais e blogs em português de pessoas que compartilham muita informação sobre “sobrevivencialismo”. Assim você pode aprender e se aprofundar para começar imediatamente a sair desse momento difícil que está vivendo ou ficar preparado para o futuro!







Boa sorte a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário