quinta-feira, 30 de junho de 2016

5 Tipos de escalada!



01 Escalada tradicional

A escalada tradicional é feita em dupla, o guia vai na frente levando a ponta da corda, fixando as proteções que podem ser móveis ou fixas e passando a corda por essas proteções o segurança ou participante fica na parada controlando a corda que passa por seu freio preso ao loop da sua cadeirinha. Quando o escalador que está guiando chega no ponto onde irá montar a parada ele também monta um sistema de segurança para o participante chegar até ele. As proteções são como o próprio nome diz, servem apenas para proteger os escaladores de uma queda, mas toda a progressão é feita somente com auxilio das mãos segurando e encaixando em agarras, fendas e saliências na rocha.

No foco o guia e logo abaixo o participante dando segurança.

Colocando uma proteção móvel.

Colocando uma costura em uma chapeleta fixa na rocha.




O guia montou a parada e um sistema de segurança com uma ATC reverso para dar segurança ao participante.


02 Escalada Artificial

Essa modalidade de escalada se faz uso do corpo, mãos e pés e também de diversos equipamentos e técnicas para conseguir progredir. As vias possuem proteções fixas e o risco é muito grande, é necessário adquirir muito conhecimento para se praticar a escalada artificial. Fitas, cordas, estribo, jumar´s, Nut´s, Piton, Cliff´s, Friend´s e mosquetões são alguns dos equipamentos usados.

O escalador faz uso de estribos, fitas e corda para progredir na escalada.


Aqui o escalador faz a ascensão pela corda.


03 Escalada Big wall

Escaladas big wall na tradução livre Grande Parede. É considerada uma escalada Big Wall quando os escaladores tem que pernoitar na via por pelo menos uma noite quando não é possível escalar a parede somente em um dia. Essas escaladas podem mesclar escaladas em tradicional como em artificial e claro o uso de equipamentos de proteção móvel. É necessário içar até o ponto de parada o abrigo para pernoitar como: uma espécie de barraca própria para esse tipo de escalada, água, alimentos e itens para seu preparo, roupas, sacos de dormir e outros. A preparação física, técnica e psicológica são muito importantes, o escalador fica exposto a condições climáticas mais adversas e deve estar preparado para enfrentar, chuva, frio, calor e ventos fortes.


Alguns dos equipamentos usados em um big wall.

A quantidade de equipamentos é grande para grandes paredes.

Escaladores acomodados em seus abrigos para descansar.





04 Escalada esportiva

Essa modalidade tem como foco a escalada de vias de alto grau de dificuldade e lances bem protegidos. A preparação física é muito importante, vias com muitos movimentos pegadas cruzadas, trocas de mãos e pés e as vezes o uso de somente um dedo para se equilibrar ou se sustentar é comum, mas claro eu isso só para atletas avançados. Quedas são normais, mas os praticantes dessa modalidade acabam se acostumando. Atletas escaladores se preocupam muito com seu condicionamento físico. Cuidar dos seus pé e mãos é muito, procure um ginásio de escalada ou um escalador experiente para te ajudar a evitar lesões.






05 Boulder

Essa modalidade a primeira vista parece ser uma das mais fáceis para um leigo, mas não se engane.
Escalar blocos de pedras é tão difícil e arriscado quanto uma grande parede. As vias podem ser bem curtinhas, mas são verdadeiros quebra-cabeças e sim podem quebrar sua cabeça literalmente. Para a segurança usa-se  um Crashpad, espécie de colchão especial utilizado para minimizar o impacto em uma queda. E é claro os amigos próximos com os braços estendidos prontos para apenas minimizar a queda e ajudar o escalador a se equilibrar, nunca tentar segurar o escalador em uma queda.
Imagine que um escalador pode estar em uma posição não muito favorável para uma queda segura e mesmo com toda proteção um acidente pode acontecer e se não analisado friamente o local da prática poder haver um acidente grave, tente evitar praticar o boulder sozinho.

O boulder pode ser praticado em blocos de pedras, grutas, ou ginásios, alguns escaladores montam boulders em suas casas para manterem o condicionamento físico. Existem também as competições de boulders onde se monta um quebra-cabeça complexo que vai exigir muito preparo físico e uma sintonia entre mente e corpo para superar os desafios propostos. 



O parceiro fica a postos para posicionar o crash pad da melhor maneira.

Escaladora se equilibrando nas agarras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário