sexta-feira, 14 de março de 2014

Tom Brown Tracker, mais que uma faca um mito!

Tom Brown Tracker, mais que uma faca um mito!



Decidi abordar esse assunto por dois motivos, primeiro que sou um fã, apaixonado pelo modelo original, segundo pelas grandes quantidades de replicas existentes hoje, tanto que cuteleiros como de marcas conceituadas de cutelaria.

O primeiro contato com a Tom Brown Tracker não poderia ser mais contagiante, ao assistir o filme “Caçado” fui apresentado ao que seria meu objeto de desejo por anos.



E por ser um grande admirador da cutelaria artesanal, tive várias boas oportunidades de negócio na compra de modelos inspirados na Tracker, sempre sem hesitar fiz as aquisições, mas nunca fiquei satisfeito, acabei até desiludido com o modelo, pois pensei que não me atendesse, e que no fundo fosse apenas marketing. Mas pelos depoimentos de seus felizes proprietários, sempre os gringos claro, afinal ela acaba por ser rara no Brasil, já que não tem um importador oficial e seu custo alto, não permitem que os brasileiros a tenham como uma faca para o dia a dia e em suas aventuras.

Vou falar um pouco mais das minhas experiências com as réplicas. Tive 03 modelos de 03 cuteleiros diferentes e todas facas estranhas, sim estranhas, não entendia e não sabia como aproveite-las.
Sempre que tentava usa-las no mato era uma decepção, desajeitas e sem função pratica eram quase que inúteis e difíceis de afiar, pegadas estranhas, bainhas desajeitadas que prendiam a faca e outros detalhes que as tonavam só piores.

No natal de 2012 ganhei a então sonhada faca, a Tom Brown Tracker da Top´s Kinives USA, modelo T-1. Passada toda emoção foi hora de analisar a faca, e que faca. Ela veio acompanhada de um manual de utilização, manutenção e técnicas de sobrevivência.



Todas as péssimas impressões que as replicas deixaram ficaram para trás. Com uma pegada incrível, afiação, detalhes, balanceamento, bainha impecável, essa faca é o que definitivamente existe de melhor, mais funcional em matéria de faca.

Entendi quando Tom Brown disse que a melhor faca para sobrevivencialismo ainda não tinha sido inventada, mas que ele ia criar, ele falou serio. Mas agora vamos conhecer um pouco da história desta faca tão emblemática. Peguei alguns textos na internet que achei interessante para compor este material.







Origem da Tom Brown Tracker
Fonte: http://protocolo042.wordpress.com/2012/04/27/125/ http://www.trackertrail.com/trackerknife/index.html

A primeira versão da faca foi feita à mão por Ed Lombi. Quando ele parou de produzir, Tom Brown procurou outro fabricante. Ele encontrou Dave Beck, que desenvolveu melhorias à faca. Depois de dez anos, a produção novamente parou. Em 2001, Tom Brown procurou um fabricante que poderia suprir regularmente a demanda. TOPS USA é agora o desenvolvedor líder da arte que é essa faca de sobrevivência.





Modelo de Dave Beck










História da Red Scorpion Predator WSK

A Predator Wilderness Survival Knife (WSK) foi inspirada na faca artesanal de Dave Beck. Desde que Beck parou de fazer a faca, a Predator WSK foi produzida com uma série limitada de apenas 1.000 unidades. Por causa da constante procura por facas de sobrevivência, a Red Scorpion Six Blade decidiu continuar a produção com a sua versão. Raven WSK com ESK (Everyday Survival Knife) como sua faca utilitária.

Diferenças entre Tops Tom Brown Tracker e Red Scorpion

A Tops é uma faca de sobrevivência utilitária projetada por Tom Brown. É uma faca "tudo em um", portátil, bastante útil para cortar, picar e serrar. Ela tem duas versões, a T1 e a T2. A diferença é apenas de tamanho e peso. Elas são um pouco caras, mas se você está falando de sobrevivência, então vale a pena. A WSK da Red Scorpion Six Blades tem o mesmo design e desempenho, mas é mais acessível.

Especificações
O Raven WSK e ESK é feita de aço de carbono SKS5. Este tipo de aço é utilizado principalmente em facas e lâminas de serra circulares. O Raven WSK é um refinamento da Predator. Ele tem 33 centímetros de comprimento (lâmina: 17 centímetros, punhal: 15,6 centímetros, cabeça da lâmina: 11 centímetros, largura da lâmina: 6 centímetros, serra: 5,6 centímetros). Sua companheira, a ESK, é boa em todas as tarefas de acampamento. Ela tem 20 centímetros de comprimento e 4 mm de espessura (lâmina: 8,9 centímetros, punhal: 11,5 centímetros, largura da lâmina: 3 centímetros).









Fotos da Tracker Tom Brown da TOPS Knives USA







Especificações
A faca esportiva T2 é feita a partir de 0,6 centímetros de liga de carbono 1095 coberta de tração epóxi preta especial para se tornar à prova de ferrugem. Tem 30 centímetros de comprimento (lâmina: 10,6 centímetros, serra: 5,3 centímetros, corte: 6,3 centímetros, espessura: 0,6 centímetros, peso: 790 gramas). O seu desenho é o mesmo da sua irmã maior, T1, mas foi simplesmente diminuído para reduzir o peso e o tamanho. Também é feita de um aço de 0,47 centímetros, em comparação com as facas regulares que usam aço de 0,63 centímetros.


História

Fonte: http://www.ehow.com.br/diferencas-entre-tops-tom-brown-tracker-red-scorpion-info_19516/
Escrito por Jody Wilber | Traduzido por Lucas Moreira

Sou um curioso sobre facas, e também adoro história, então vou aproveitar a ocasião de um amigo ter produzido uma belíssima faca Tracker e falar um pouco sobre a origem desse design inovador.
Bem, em minhas pesquisas, descobri que este projeto foi criado por Tom Brown, que propôs que esta seria a faca multi funções ideal para sobrevivencialismo.
A ideia para esta ferramenta, veio quando ao ser entrevistado por um reporter, Tom foi questionado sobre qual seria a melhor faca para um sobrevivencialista.
Ao receber a pergunta, Tom ficou pensativo e disse: “A melhor faca para sobrevivência ainda não existe” então o reporter retrucou: “Porque não?” e Tom de pronto respondeu: “Porque eu ainda não criei.” logo após esse comentário o jornalista disse: “Pois esta será uma faca que eu adorarei ver”.
Sete anos e dúzias de projetos depois, o design básico da faca estava pronto, a qualidade do produto era uma preocupação recorrente na cabeça de Tom, e então ele contratou Ed Lombi (é um ferreiro amigo de Tom, mas não achei fotos.), este que trabalhou por muito tempo fazendo modelos, até que Tom decidiu parar os projetos e seguiu com outros interesses.
Algum tempo depois encontrou Dave Beck, que adicionou muitas coisas à Tracker, depois de 10 anos produzindo as facas, Dave desistiu de continuar a produção e a faca sumiu do mercado por algum tempo.
Em 2001 Tom, começou a trabalhar como técnico consultor e escritor em um filme de Billy Friedkin, onde estrelavam Tommy Lee Jones e Benecio Del Torro.
O filme recebeu o título de “Caçado” onde a faca foi usada por Benicio.
Depois disso Tom começou a procurar por uma companhia que pudesse fazer a Tracker em número suficiente para suprir a demanda, nessas condições, ele encontrou Mike Fuller e a TOPS USA, uma das líderes em fabricação de facas tácticas, então a TOPS tomou as rédeas dai pra frente e criou uma arte que service a característica de ferramente de sobrevivência, com isso surgiu o slogam da faca: “Uma vida, Uma Faca” em inglês: “One Life, One Knife.”



Depois de muito curtir a lua de meu com minha Tracker, decidi que era hora de coloca-la no batente. Afinal faca é para usar, na parede só vai quadro.
Vou descrever nesse blog todas as minhas oportunidades de usar esta faca de modo geral como minha principal ferramenta de corte!
Hoje depois de muito estudar o assunto e ter a faca em mãos, sei o por que fiquei tão insatisfeitos com as replicas da mesma.
Todos copiam seu design, mas não copiam suas funções e seus detalhes, na esperança de melhorar algo já perfeito que foi extremamente aprimorado pela TOPS kives USA junto com Tom Brown, acabam pecando e criando ferramentas bem intencionadas, mas mal planejadas.
Em um próximo texto vou explicar a anatomia da faca Tracker Tom Brown na prática!
Espero que tenham gostado do texto e até a próxima!

11 comentários:

  1. Ola pessoal .Eu tenho o privilegio de ter duas iguais a do Tom Brown.Feitas pelo metre e amigo Fabio de sousa mais conhecido FASB FACA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A as facas do Fábio são ótimas, já as vi no Salão Paulista de Cutelaria! Obrigado por comentar!

      Excluir
  2. Da uma olhada nesta faca chamada NYX ela foi baseada na Tracker

    http://www.sobrevivencialismourbano.blogspot.com.br/2014/02/nyx-faca-tatica-de-sobrevivencia.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, a faca NYX é de aparência robusta e o próprio Batata diz em seu video de apresentação, que ela já tem um visual bruto para que o proprietário não tenha dó de usa-la ao extremo! O que diferencia a NYX é o capricho com bainha e caixa! Obrigado por comentar!

      Excluir
  3. As duas facas citadas são meu sonho de consumo, a Tom brown e a Rambo frist blood !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato, espero que consiga as duas!

      Excluir
  4. Eu tenho a T2 da tops knives. Eu gostaria de saber como vc afia ela acho bem difícil....

    ResponderExcluir
  5. Ola amigo. Sei que a mateira e um pouco antiga. Mas saberia dizer se modelo de faca Huntsman, presente em alguns games( cs go) e vendido ate pela marca invictus. Tambem e baseadobna tracker?
    Antecipadamente obrigado! Otima materia parabens.

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa noite gostaria de receber as medidas da faça por gentileza, pois quero fabricar uma para mim.
    Alguem Poderia me ajudar?

    Email: cesarmegamix@Gmail.com ou zap 79 991090424 desde já agradeço a ajuda vlw

    ResponderExcluir